Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O LIVRO DE IMAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ATIVA: PROPOSIÇÃO DE LEITURA

Palavra-chaves: LIVRO DE IMAGENS, LEITURA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25504
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 784
    "inscrito_id" => 2998
    "titulo" => "O LIVRO DE IMAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ATIVA: PROPOSIÇÃO DE LEITURA"
    "resumo" => "O presente trabalho, por meio de uma experiência de proposição de leitura desenvolvida numa turma de Estágio em Docência de Disciplinas Pedagógicas do 8º período do curso de Pedagogia da UFMA-CCSST, analisa a importância dos livros de imagem na formação de leitores e a capacidade de interação que esses livros oferecem para o desenvolvimento do pensamento dos que dele se apropriam. Os livros de imagem são um leque de surpresas a cada página, nos quais a oralidade é o ponto principal a ser trabalhado, fazendo com que a cada manuseio uma nova história surja. O trabalho também pretende demonstrar, a partir da leitura realizada e das propostas metodológicas, subdivididas em diretrizes, que existe uma gama muito grande de atividades que podem ser trabalhadas com os leitores no intuito de mostrar diferentes contextos, possibilitando novos caminhos para a construção de uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS"
    "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGENS, LEITURA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA30_ID2998_27092016132251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINA SAMPAIO ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINA SA"
    "autor_email" => "karolynaapuk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25504
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 784
    "inscrito_id" => 2998
    "titulo" => "O LIVRO DE IMAGEM COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ATIVA: PROPOSIÇÃO DE LEITURA"
    "resumo" => "O presente trabalho, por meio de uma experiência de proposição de leitura desenvolvida numa turma de Estágio em Docência de Disciplinas Pedagógicas do 8º período do curso de Pedagogia da UFMA-CCSST, analisa a importância dos livros de imagem na formação de leitores e a capacidade de interação que esses livros oferecem para o desenvolvimento do pensamento dos que dele se apropriam. Os livros de imagem são um leque de surpresas a cada página, nos quais a oralidade é o ponto principal a ser trabalhado, fazendo com que a cada manuseio uma nova história surja. O trabalho também pretende demonstrar, a partir da leitura realizada e das propostas metodológicas, subdivididas em diretrizes, que existe uma gama muito grande de atividades que podem ser trabalhadas com os leitores no intuito de mostrar diferentes contextos, possibilitando novos caminhos para a construção de uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS"
    "palavra_chave" => "LIVRO DE IMAGENS, LEITURA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA30_ID2998_27092016132251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLINA SAMPAIO ARRUDA"
    "autor_nome_curto" => "KAROLINA SA"
    "autor_email" => "karolynaapuk@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho, por meio de uma experiência de proposição de leitura desenvolvida numa turma de Estágio em Docência de Disciplinas Pedagógicas do 8º período do curso de Pedagogia da UFMA-CCSST, analisa a importância dos livros de imagem na formação de leitores e a capacidade de interação que esses livros oferecem para o desenvolvimento do pensamento dos que dele se apropriam. Os livros de imagem são um leque de surpresas a cada página, nos quais a oralidade é o ponto principal a ser trabalhado, fazendo com que a cada manuseio uma nova história surja. O trabalho também pretende demonstrar, a partir da leitura realizada e das propostas metodológicas, subdivididas em diretrizes, que existe uma gama muito grande de atividades que podem ser trabalhadas com os leitores no intuito de mostrar diferentes contextos, possibilitando novos caminhos para a construção de uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.