A ludicidade no âmbito escolar se define por ser a utilização de materiais didáticos e dinâmico para a formação do conhecimento, principalmente na criança. Com base no exposto, este trabalho abordou a relevância de práticas lúdicas como prática pedagógica no processo da aprendizagem infantil como uma maneira de melhor desenvolver a cognição da criança na absorção dos conteúdos ministrados por meio das atividades propostas nessa etapa escolar. Dessa maneira, toda ação pedagógica lúdica no ambiente escolar infantil irá condicionar ao aprendizado da criança em seu desenvolvimento intelectual.
Nesse aspecto, como a Educação Infantil é o ponto inicial de partida para a educação básica o objetivo geral deste estudo foi caracterizar as práticas lúdicas como instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem nessa etapa, assim com os objetivos específicos foram identificar as metodologias lúdicas para a Educação Infantil e enumerar as principais dificuldades enfrentadas pelo professor na promoção das práticas lúdicas. Daí é oportuno ressaltar que, o processo de ensinar a criança não deve se desenvolver como nas demais etapas posteriores.
Com efeito, a metodologia da pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo qualitativo e quantitativo com base numa amostragem de dados colhidos no CEMEI Pequeno Príncipe, para o qual se buscou embasamento em livros, artigos e leis, destaque para, Brasil (2016), Bellan (2008), Santos (2011a), Santos (2011b), Brasil (2010) e Carneiro (2013) a fim de ressaltar a ludicidade na Educação Infantil como prática pedagógica fundamental para o pleno desenvolvimento da criança. Em suma, a análise apontou como resultado uma perspectiva positivada importância das práticas lúdicas para o desenvolvimento da criança e também que a formação qualificada dos professores de Educação Infantil é fator relevante ao processo.
Como instrumento científico este trabalho usou para a coleta de dados dois questionários com perguntas tanto abertas como fechadas como auxílio ao estudo da Ludicidade na Educação Infantil como prática pedagógica, visto que, o questionário científico é um procedimento estruturado e sistêmico de questões formuladas designada aos respondentes sujeitos da pesquisa para se obter as opiniões sobre o tema abordado no trabalho. (GIL, 1999).