Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA: VIVÊNCIA NAS ILHAS E ESTRADAS DE ABAETETUBA/PA

Palavra-chaves: CURRÍCULO INTEGRADO, PROGRAMA SABERES DA TERRA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA Comunicação Oral (CO) GT 12 – PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA INTINERANTE E PEDAGOGIA DA TERRA (OUTRAS PEDAGOGIAS) Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O Programa Projovem Campo Saberes da Terra da Amazônia Paraense é expressão de uma caminhada tecida coletivamente no Fórum Paraense de Educação do Campo com apoio de outras entidades. O Projovem traz vivências da pedagogia da alternância construídas no Tempo Escola e Tempo Comunidade, atendendo educandos das comunidades do campo (ilhas, estradas e ramais) do Município de Abaetetuba – Pará. Neste sentido, visamos identificar as contribuições da Pedagogia da Alternância para a vida, formação/escolarização e trabalho dos sujeitos agricultores familiares. O estudo se desenvolveu numa abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da entrevista semi-estruturada e estudo documental. Tendo-se como resultado: O Programa Projovem Campo Saberes da Terra: nas travessias das águas, estradas e ramais de Abaetetuba/PA e discussão da pedagogia da alternância por meio do currículo integrado. PALAVRAS-CHAVE: Currículo Integrado – Programa Saberes da Terra – Pedagogia da alternância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.