A disciplina de Ciências, no Ensino Fundamental, é um conhecimento imprescindível a formação e ao desenvolvimento do aluno e, assim, também para as escola. A disciplina de Ciências, estudada no Ensino Fundamental, caracteriza-se como a área de conhecimento responsável pelo estudo dos fenômenos e eventos da natureza, do universo e dos seres vivos e ainda da matéria. Desta forma, este estudo surgiu do interesse de conhecer a relação existente entre a disciplina de Ciências e os alunos do 9º ano da Escola Municipal Silvestre Fernandes Rocha. Assim, o objetivo deste trabalho é caracterizar e analisar a concepção que os alunos do 9º ano da referida escola tem sobre a disciplina de Ciências, considerando a opinião dos entrevistados sobre aspectos importantes a disciplina de Ciências, tais como o grau de importância desta para os alunos, o campo de estudo da disciplina e a grau de afinidade dos alunos para com a mesma. Neste contexto, este trabalho baseia-se nas concepções que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9.394 de 20 de dezembro de, os Parâmetros Curriculares nacionais e outras legislações tem sobre a disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. Para a efetivação da metodologia utilizou-se a taxonomia de Vergara, bem como os autores Ducatti-Silva, Chassot, Granger, entre outros para o referencial teórico.