Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ESCRITA DO GÊNERO “CRÔNICA” NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: ESCRITA., CRÔNICA., OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Comunicação Oral (CO) GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24925
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1256
    "inscrito_id" => 3121
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ESCRITA DO GÊNERO “CRÔNICA” NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade de produção escrita, bem como relatar atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Língua Portuguesa (UERN), na turma do 9º ano A-B, na Escola Estadual “4 de Setembro”, localizada na cidade de Pau dos Ferros. Para o trabalho com a escrita utilizamos como suporte o gênero crônica, de acordo com o propunham as oficinas das olimpíadas de língua portuguesa, concurso de escrita de âmbito nacional. Durante as aulas foram desenvolvidas inúmeras atividades, além das orientadas no livro de apoio, entre elas, leituras de diferentes crônicas, produções de crônicas pelos bolsistas para encorajar os alunos na produção escrita, apresentação de cenas. Os aportes teóricos embasadores das discussões foram Antunes (2003), Koch e Elias (2009), os Parâmetros curriculares Nacionais (1997). Percebemos que este trabalho contribuiu de forma significativa na ampliação do conhecimento do aluno, no desenvolvimento de sua capacidade escrita, bem como na relação de interação do aluno com seu texto e entre os professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ESCRITA., CRÔNICA., OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID3121_30092016203349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO SOUZA"
    "autor_email" => "mariepdf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24925
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1256
    "inscrito_id" => 3121
    "titulo" => "A MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ESCRITA DO GÊNERO “CRÔNICA” NAS OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade de produção escrita, bem como relatar atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Língua Portuguesa (UERN), na turma do 9º ano A-B, na Escola Estadual “4 de Setembro”, localizada na cidade de Pau dos Ferros. Para o trabalho com a escrita utilizamos como suporte o gênero crônica, de acordo com o propunham as oficinas das olimpíadas de língua portuguesa, concurso de escrita de âmbito nacional. Durante as aulas foram desenvolvidas inúmeras atividades, além das orientadas no livro de apoio, entre elas, leituras de diferentes crônicas, produções de crônicas pelos bolsistas para encorajar os alunos na produção escrita, apresentação de cenas. Os aportes teóricos embasadores das discussões foram Antunes (2003), Koch e Elias (2009), os Parâmetros curriculares Nacionais (1997). Percebemos que este trabalho contribuiu de forma significativa na ampliação do conhecimento do aluno, no desenvolvimento de sua capacidade escrita, bem como na relação de interação do aluno com seu texto e entre os professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ESCRITA., CRÔNICA., OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID3121_30092016203349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO DE SOUZA PEREIRA "
    "autor_nome_curto" => "CEIÇÃO SOUZA"
    "autor_email" => "mariepdf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma atividade de produção escrita, bem como relatar atividades realizadas nas aulas de Língua Portuguesa, pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Língua Portuguesa (UERN), na turma do 9º ano A-B, na Escola Estadual “4 de Setembro”, localizada na cidade de Pau dos Ferros. Para o trabalho com a escrita utilizamos como suporte o gênero crônica, de acordo com o propunham as oficinas das olimpíadas de língua portuguesa, concurso de escrita de âmbito nacional. Durante as aulas foram desenvolvidas inúmeras atividades, além das orientadas no livro de apoio, entre elas, leituras de diferentes crônicas, produções de crônicas pelos bolsistas para encorajar os alunos na produção escrita, apresentação de cenas. Os aportes teóricos embasadores das discussões foram Antunes (2003), Koch e Elias (2009), os Parâmetros curriculares Nacionais (1997). Percebemos que este trabalho contribuiu de forma significativa na ampliação do conhecimento do aluno, no desenvolvimento de sua capacidade escrita, bem como na relação de interação do aluno com seu texto e entre os professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.