PISA: AVALIAÇÃO COMPARADA DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25622 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1053 "inscrito_id" => 1013 "titulo" => "PISA: AVALIAÇÃO COMPARADA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ RESUMO\r\n O objetivo desse trabalho é apresentar o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) destacando sua importância na promoção da qualidade do ensino fundamental e os principais resultados obtidos desde o ingresso do Brasil no programa, no período de 2000 a 2012, que servirão de base para futuras discussões sobre avaliação educacional. Iremos discorrer sobre os resultados obtidos até então pelos estudantes brasileiros, que podem servir de caminho para reformulação de políticas educacionais, voltadas para melhoria do ensino fundamental, abordando as diferenças regionais que contribuem para resultados insatisfatórios no programa de avaliação PISA. Abordaremos de que modo esses resultados seriam importantes para orientar as políticas voltadas para a qualidade do ensino fundamental. Teremos como fonte os dados oficiais do MEC, periódicos, livros e artigos que debatem sobre o tema, além de dados obtidos em eventos relacionados à temática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 47 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL" "palavra_chave" => "PISA., AVALIAÇÃO INTERNACIONAL., QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA47_ID1013_30092016135301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA VANDA FERREIRA VIEIRA " "autor_nome_curto" => "VANDA FERREIRA " "autor_email" => "vanda177@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25622 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1053 "inscrito_id" => 1013 "titulo" => "PISA: AVALIAÇÃO COMPARADA DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ RESUMO\r\n O objetivo desse trabalho é apresentar o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) destacando sua importância na promoção da qualidade do ensino fundamental e os principais resultados obtidos desde o ingresso do Brasil no programa, no período de 2000 a 2012, que servirão de base para futuras discussões sobre avaliação educacional. Iremos discorrer sobre os resultados obtidos até então pelos estudantes brasileiros, que podem servir de caminho para reformulação de políticas educacionais, voltadas para melhoria do ensino fundamental, abordando as diferenças regionais que contribuem para resultados insatisfatórios no programa de avaliação PISA. Abordaremos de que modo esses resultados seriam importantes para orientar as políticas voltadas para a qualidade do ensino fundamental. Teremos como fonte os dados oficiais do MEC, periódicos, livros e artigos que debatem sobre o tema, além de dados obtidos em eventos relacionados à temática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 47 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL" "palavra_chave" => "PISA., AVALIAÇÃO INTERNACIONAL., QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA47_ID1013_30092016135301.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA VANDA FERREIRA VIEIRA " "autor_nome_curto" => "VANDA FERREIRA " "autor_email" => "vanda177@hotmail.com" "autor_ies" => "UFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }