Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PISA: AVALIAÇÃO COMPARADA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PISA., AVALIAÇÃO INTERNACIONAL., QUALIDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 47 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E INSTITUCIONAL
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O objetivo desse trabalho é apresentar o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) destacando sua importância na promoção da qualidade do ensino fundamental e os principais resultados obtidos desde o ingresso do Brasil no programa, no período de 2000 a 2012, que servirão de base para futuras discussões sobre avaliação educacional. Iremos discorrer sobre os resultados obtidos até então pelos estudantes brasileiros, que podem servir de caminho para reformulação de políticas educacionais, voltadas para melhoria do ensino fundamental, abordando as diferenças regionais que contribuem para resultados insatisfatórios no programa de avaliação PISA. Abordaremos de que modo esses resultados seriam importantes para orientar as políticas voltadas para a qualidade do ensino fundamental. Teremos como fonte os dados oficiais do MEC, periódicos, livros e artigos que debatem sobre o tema, além de dados obtidos em eventos relacionados à temática.

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