SILVA, Leidiane Lima. O estudo intitulado leva: um relato de experiências. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25494>. Acesso em: 14/11/2024 13:03
O estudo apresenta uma exposição acerca das ações desenvolvidas no projeto de extensão LEVA: Leitura – Escrita – Vida – Aprendizagem, vinculado ao PIBEX/UEMA (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), tem como objetivo alfabetizar a partir de atividades diferenciadas e acompanhamento individualizado um grupo de estudantes, do segundo ciclo, do ensino fundamental, fundamentado na concepção de criança, leitura, escrita e reflexões acerca da alfabetização, na visão de autores como Ferreiro (1990), Grossi (1993), Kato (1994), Soares (2004), Teberosky (2003), entre outros. Abordam fundamentos de leitura e escrita envolvendo componentes curriculares de forma lúdica e criativa, favorecendo o gosto pela leitura, e assim melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos dessa escola, ressaltando as experiências de um projeto de extensão. As atividades realizadas têm uma aproximação estreita com a realidade vivida pelos estudantes que ainda não dominam o mundo da leitura e da escrita. De modo que, não podem ser realizadas tomando como base apenas o senso comum, pois, neste caso, trata-se de um processo de alfabetização, que tem na sua essência a vida do estudante. O projeto, ora proposto, foi realizado com 11 estudantes do 2º ciclo do ensino fundamental da UEB Jornalista Neiva Moreira que estão fora da faixa etária para o ano que estão cursando, esses foram indicados pelos professores e teve como critério básico a dificuldade para acompanhar as aulas em razão de não saberem ler e escrever,após foi o planejamento das atividades individualizadas e diferenciadas a serem realizadas . Pelos resultados dessa experiência, foi possível constatar que, a alfabetização é fundamental na formação plena no educando e que as atividades têm contribuído de maneira significativa aos envolvidos no processo ensino-aprendizagem proporcionando o enriquecimento da educação, valorizando a formação de sujeitos críticos e reflexivos.