Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONHECENDO GRAJAÚ ATRAVÉS DAS INFLUÊNCIAS ÉTNICO-RACIAIS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO PIBID DE CIÊNCIAS HUMANAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, CULTURA INDÍGENA, CULTURA AFRICANA Comunicação Oral (CO) GT 14 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho objetiva abordar uma das temáticas trabalhadas pelo subprojeto do PIBID de Ciências Humanas, tendo como temática “Conhecendo Grajaú através de uma perspectiva histórica e geográfica: novas metodologias de ensino” e evidenciar a importância da Educação étnico-racial na educação básica. Mediante isto, bolsistas trabalharam um ensino voltado para a cultura indígena e africana. A metodologia utilizada para a execução da proposta foram observação em sala de aula e levantamento bibliográfico sobre as influências da cultura indígena e africana em Grajaú. Ainda que na cidade 67,5% da população seja negra e 7% indígena, perpetua-se heranças históricas utilizadas para inferiorizar ou desmerecer negros e índios, o resultado disto é visualizado facilmente na escola em questão. Grajaú tem sua história marcada por traços indígenas e africanos, pois são povos que lutam em prol de sobrevivência física e cultural. Assim, o PIBID explanou a importância dessas raças/etnias para a cultura e história local.

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