Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A EDUCAÇÃO POPULAR E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SEUS ASPECTOS EDUCARE E EDUCERE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO POPULAR, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 19 – EDUCAÇÃO POPULAR E JUVENTUDE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo busca compreender como as práticas de Educação Popular estão trabalhando com os conceitos Educare/Educere nos processos de ensino e aprendizagem, uma vez que neste modelo de educação não há uma separação dos significados do termo educação (educare e educere), pois estes movimentos existem não de forma dicotômica, mas como eixos complementares. Contradizendo-se ao histórico modelo educacional pautado em práticas pedagógicas tradicionais, surge a Educação Popular que se caracteriza pelo acolhimento de diferentes saberes, bem como o respeito e a valorização do conhecimento prévio do aluno. Mediante a uma prática educativa vinculada aos movimentos sociais e a educadores emerge a construção de uma nova leitura e atuação em defesa de uma proposta educativa libertária idealizada por Paulo Freire. Nesta perspectiva a educação hoje é vista como processo contínuo de aprendizagem que acontece em todos os espaços da vida.

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