Este trabalho trata sobre o Estágio em Docência na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, onde o registro do cotidiano pré-escolar, feito pela estagiária, teve o objetivo de contribuir para a promoção da reflexão da prática de professores de crianças pequenas. O estágio foi realizado em uma creche escola da rede municipal de ensino, situada no município de São Luís do Maranhão, em uma zona periférica da cidade. O mesmo ocorreu através de três etapas fundamentais: reflexões introdutórias ao estágio, investigação da docência no cotidiano pré-escolar e construção da docência no cotidiano pré-escolar com trabalho de intervenção. Para o desenvolvimento desta pesquisa, tomou-se como base o trabalho de Freire (1983), Staccioli (2013), Azevedo e Schnetzler (2005), Silva (2011), Tardif (2010) e Pimenta (2004). Desta forma, diante dos resultados obtidos, verifica-se a necessidade do registro pedagógico na contribuição para a melhoria da prática pedagógica.