Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DICIONÁRIOS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: INVESTIGANDO OS DICIONÁRIOS UTILIZADOS EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓMA1

Palavra-chaves: DICIONÁRIO, PRÁTICA DE ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2016-11-09 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25161
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 2219
    "titulo" => "DICIONÁRIOS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: INVESTIGANDO OS DICIONÁRIOS UTILIZADOS EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓMA1"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Uma investigação sobre como professores da rede pública da cidade de Codó-MA trabalham com o dicionário em sua prática didática. O presente trabalho tem como objetivo identificar e comparar os dicionários utilizados em sala de aula pelos professores da rede pública do município de Codó-MA observando os recursos didáticos oferecidos por esses dicionários. Esta pesquisa foi realizada a partir de visitas na escola municipal Renato Archer, no município de onde foram recolhidos os dicionários analisados, que são Dicionário Infantil Ilustrado, Dicionário Aurélio Ilustrado e o Dicionário da Academia de Letras. A pesquisa teve como base teórica os trabalhos Pontes (2009), Krieger (2012), Brangel (2013), Teixeira e Venturini (2012) e Serra (2016). A partir da pesquisa, pode-se concluir que os dicionários analisados têm muitos recursos linguísticos e pragmáticos que podem ser usados pelo professor nas diferentes disciplinas do conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "DICIONÁRIO, PRÁTICA DE ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA21_ID2219_30082016080342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNALVA LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDNALVA"
    "autor_email" => "e.dnalvalima100@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFMA-CAMPUVII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25161
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 2219
    "titulo" => "DICIONÁRIOS PARA PRODUÇÃO TEXTUAL: INVESTIGANDO OS DICIONÁRIOS UTILIZADOS EM UMA ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CODÓMA1"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Uma investigação sobre como professores da rede pública da cidade de Codó-MA trabalham com o dicionário em sua prática didática. O presente trabalho tem como objetivo identificar e comparar os dicionários utilizados em sala de aula pelos professores da rede pública do município de Codó-MA observando os recursos didáticos oferecidos por esses dicionários. Esta pesquisa foi realizada a partir de visitas na escola municipal Renato Archer, no município de onde foram recolhidos os dicionários analisados, que são Dicionário Infantil Ilustrado, Dicionário Aurélio Ilustrado e o Dicionário da Academia de Letras. A pesquisa teve como base teórica os trabalhos Pontes (2009), Krieger (2012), Brangel (2013), Teixeira e Venturini (2012) e Serra (2016). A partir da pesquisa, pode-se concluir que os dicionários analisados têm muitos recursos linguísticos e pragmáticos que podem ser usados pelo professor nas diferentes disciplinas do conhecimento.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "DICIONÁRIO, PRÁTICA DE ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA21_ID2219_30082016080342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EDNALVA LIMA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDNALVA"
    "autor_email" => "e.dnalvalima100@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFMA-CAMPUVII"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Resumo Uma investigação sobre como professores da rede pública da cidade de Codó-MA trabalham com o dicionário em sua prática didática. O presente trabalho tem como objetivo identificar e comparar os dicionários utilizados em sala de aula pelos professores da rede pública do município de Codó-MA observando os recursos didáticos oferecidos por esses dicionários. Esta pesquisa foi realizada a partir de visitas na escola municipal Renato Archer, no município de onde foram recolhidos os dicionários analisados, que são Dicionário Infantil Ilustrado, Dicionário Aurélio Ilustrado e o Dicionário da Academia de Letras. A pesquisa teve como base teórica os trabalhos Pontes (2009), Krieger (2012), Brangel (2013), Teixeira e Venturini (2012) e Serra (2016). A partir da pesquisa, pode-se concluir que os dicionários analisados têm muitos recursos linguísticos e pragmáticos que podem ser usados pelo professor nas diferentes disciplinas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.