Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A CONSTRUÇÃO PÓS-POSITIVISTA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIRETOS HUMANOS

Palavra-chaves: CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988., IMPLEMENTAÇÃO., EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS., ESCOLA. Comunicação Oral (CO) GT 13 – EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
"2016-11-08 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24803
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 660
    "inscrito_id" => 3342
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO PÓS-POSITIVISTA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIRETOS HUMANOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade demonstrar que a construção pós-positivista da Constituição Federal de 1988 dá suporte à exigência da efetivação da educação em direitos humanos em todas as etapas da vida acadêmica da pessoa, do ensino infantil ao superior. Para isto, foi realizada uma apresentação do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, sendo este um fundamento da República Federativa do Brasil e direito fundamental, que enseja a importância da necessidade de implementação desta educação para o conhecimento de todos sobre seus direitos e deveres. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, e como método de abordagem o dedutivo, por meio do estudo da construção jusfilosófica deste princípio na Constituição Federal de 1988. Apreendeu-se que a exigência pelo Poder Público do estudo dos direitos humanos na vida acadêmica da pessoa influenciará nas gerações futuras, para que as atrocidades ocorridas no último século não venham a se repetir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 – EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS"
    "palavra_chave" => "CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988., IMPLEMENTAÇÃO., EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS., ESCOLA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA13_ID3342_20092016081724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA REGINA PEREIRA DOS SANTOS MARQUES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "PAULA DIAS"
    "autor_email" => "PAULAITZ@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24803
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 660
    "inscrito_id" => 3342
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO PÓS-POSITIVISTA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A NECESSIDADE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIRETOS HUMANOS"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade demonstrar que a construção pós-positivista da Constituição Federal de 1988 dá suporte à exigência da efetivação da educação em direitos humanos em todas as etapas da vida acadêmica da pessoa, do ensino infantil ao superior. Para isto, foi realizada uma apresentação do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, sendo este um fundamento da República Federativa do Brasil e direito fundamental, que enseja a importância da necessidade de implementação desta educação para o conhecimento de todos sobre seus direitos e deveres. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, e como método de abordagem o dedutivo, por meio do estudo da construção jusfilosófica deste princípio na Constituição Federal de 1988. Apreendeu-se que a exigência pelo Poder Público do estudo dos direitos humanos na vida acadêmica da pessoa influenciará nas gerações futuras, para que as atrocidades ocorridas no último século não venham a se repetir."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 – EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS"
    "palavra_chave" => "CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988., IMPLEMENTAÇÃO., EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS., ESCOLA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA13_ID3342_20092016081724.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA REGINA PEREIRA DOS SANTOS MARQUES DIAS"
    "autor_nome_curto" => "PAULA DIAS"
    "autor_email" => "PAULAITZ@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como finalidade demonstrar que a construção pós-positivista da Constituição Federal de 1988 dá suporte à exigência da efetivação da educação em direitos humanos em todas as etapas da vida acadêmica da pessoa, do ensino infantil ao superior. Para isto, foi realizada uma apresentação do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, sendo este um fundamento da República Federativa do Brasil e direito fundamental, que enseja a importância da necessidade de implementação desta educação para o conhecimento de todos sobre seus direitos e deveres. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, e como método de abordagem o dedutivo, por meio do estudo da construção jusfilosófica deste princípio na Constituição Federal de 1988. Apreendeu-se que a exigência pelo Poder Público do estudo dos direitos humanos na vida acadêmica da pessoa influenciará nas gerações futuras, para que as atrocidades ocorridas no último século não venham a se repetir.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.