SILVA, Ana Cristina Da E. Formação docente: o pibid na visão dos informantes. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25318>. Acesso em: 23/11/2024 02:44
Este artigo é resultado da pesquisa “Formação Docente em Cursos de Licenciatura desenvolvidos pela UFMA - Campus São Luís” com objetivo de construir conhecimentos no âmbito da formação docente e estudos sobre o PIBID no contexto da formação docente para a Educação Básica. Adotamos como aporte teórico-metodológico sobre formação docente Ramalho, Nuñez e Guathier (1997); Freitas (2002); Nascimento e Melo (2015) dentre outros e, com ênfase na pesquisa qualitativa, os estudos de Deslauriers e Kérisit (2008); Szymanski (2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. Os sujeitos: coordenador institucional e o coordenador de área, bem como dois professores estaduais, envolvidos no PIBID. Os resultados evidenciam que o PIBID é um programa de aperfeiçoamento e valorização docente, e que apesar de alguns problemas, tem contribuído de modo relevante para a formação inicial dos licenciandos na construção de saberes, viabilizando a relação teoria-prática.