Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

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INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: RELATANDO A EXPERIÊNCIA DO CUIDADO INTEGRAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Palavra-chaves: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS, COGNIÇÃO, SAÚDE DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO Pôster (PO) / Poster Submission AT-12: ENVELHECIMENTO E INTERDISCIPLINARIDADE Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

Introdução: Trata-se da experiência da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade – ACCS: Envelheci, e agora? Construindo saberes e práticas para viver com qualidade na sociedade moderna, ofertada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, em Instituição de Longa Permanência para Idosos- ILPI. Objetivo: fomentar a prática do cuidado integral considerando as peculiaridades da pessoa idosa tendo como cenário a ILPI. Percurso Teórico Metodológico: Durante as práticas da disciplina, estudantes de graduação de diferentes cursos como enfermagem, fonoaudiologia, medicina, nutrição, serviço social, e outros, discutem sobre aspectos que envolvem o envelhecimento humano e são inseridos no contexto da ILPI para conhecer como vivem os residentes, suas histórias de vida, os problemas que enfrentam. Assim, planejam o cuidado de acordo com as demandas percebidas, as especificidades de cada categoria profissional e a intersecção entre elas. Principais Resultados: Temos como desafio tratar o envelhecimento humano, um fenômeno que vem crescendo em todo o mundo, no contexto da ILPI a partir da educação interprofissional. A medida em que os estudantes apreendem juntos e podem interagir e se comunicar para as tomadas de decisão necessárias e possíveis, fica mais provável que estejamos promovendo o cuidado integral tão importante para que a pessoa idosa tenha qualidade de vida.

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