Artigo Anais I CNEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-1908

Visualizações: 624
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 EM IDOSOS, COM DIABETES TIPO 2, USUÁRIOS DE METFORMINA A LONGO PRAZO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12, METFORMINA, IDOSOS, DIABETES MELITO TIPO 2 Pôster (PO) / Poster Submission AT 7: ENVELHECIMENTO ATIVO E QUALIDADE DE VIDA Publicado em 23 de novembro de 2016

Resumo

O crescente aumento da expectativa de vida da população mundial, mostra a necessidade de estimular estudo da terceira idade no contexto atual, pois, no envelhecimento, geralmente manifestam-se os problemas de saúde causados por patologias múltiplas. Uma das mais frequentes nesta população, é a Diabetes Mellitus Tipo 2, caracterizada pela resistência à insulina e/ou produção deficiente de insulina pelo pâncreas, na qual acumula-se glicose no sangue. Indivíduos com essa doença metabólica crônica, são incentivados a fazer a terapia com um medicamento chamado metformina, onde há indícios de que a longo prazo, pode causar deficiência de vitamina B12. Essa vitamina atua como cofator em importantes reações químicas, como na síntese de neurotransmissores e é essencial para o revestimento dos nervos e de várias proteínas, como também para a formação dos corpúsculos do sangue. Com isso, sua ausência pode gerar problemas no organismo do idoso, provocando divisão celular prejudicada e anemia megaloblástica, assim como tem sido associada com a progressão das doenças de Alzheimer e Parkinson. O presente estudo visou descrever as possíveis causas de deficiências de cobalamina em idosos, dando ênfase aos usuários de metformina a longo prazo, através das evidências científicas encontradas na literatura. Foram revisados artigos entre os anos 1977 e 2016, através das bases de dados (SCIELO e PUBMED) e da revista cientifica Scientia Medica. Diante dos resultados obtidos através do presente estudo, é possível afirmar que a deficiência de vitamina B12 em idosos pode ser causada por diversos fatores, inclusive pelo uso prolongado de metformina. Porém, acredita biguanida (hipoglicemiante) causa proliferação de bactérias no intestino delgado, causando um efeito sobre a motilidade intestinal ou um aumento do nível de glucose intestinal. Porém, relatou-se também que a metformina tem um efeito sobre a ação da membrana dependente de cálcio no íleo terminal. Diante disto, este estudo se mostrou relevante visto que, a deficiência de vitamina B12 ocorre frequentemente na terceira idade, e na maioria das vezes é assintomática, o que pode dificultar o diagnóstico. Por isso, essa população deve fazer exames laboratoriais devem periodicamente, mesmo na ausência de sintomas. E diante da perturbação que a metformina pode causar na absorção da vitamina B12, afirma-se que uma das soluções para os idosos que fazem o uso prologado da mesma, seria a administração de cálcio para diminuir a gravidade da deficiência, já que o fator intrínseco depende da concentração luminal de cálcio para facilitar a absorção da vitamina pelo receptor da superfície celular do íleo. Porém, cabe ao nutricionista ajudar na melhora desses pacientes, incentivando-os há uma alimentação saudável com alimentos fontes de cobalamina e, quando necessário, a suplementação oral para que eles alcancem suas necessidades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.