Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRATICA DOCENTE.

Palavra-chaves: Sexualidade, Educação Escolar, Prática Docente Comunicação Oral 01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA
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Investiga-se a rotina da práxis docente, direcionada a criar e/ou aproveitar situações no cotidiano das aulas para que se possa diagnosticar o que os discentes sabem ou querem saber sobre o assunto. Consonante com que diz a proposta de transversalidade defendida pelos parâmetros curriculares nacionais (PCN’s), visando preencher as lacunas, formar opiniões e diversificar conceitos. Nesse estudo foram utilizadas como fundamentação teórica, as idéias de Louro (2001), Britzman (2001), Figueiredo (2007), Frision (2008) que abordam questões como: subjetividade, dimensão social, resistência cultural, curiosidade sexual, domesticação dos corpos e o preconceito ao desvio da norma padrão. Já na perspectiva das relações de gênero no âmbito escolar e a influência da mídia na construção da sexualidade infantil, enfatizo as concepções de Souza (1999) e Silva (2005), que trazem uma ótica baseada em situações empíricas. Como procedimentos metodológicos estão sendo utilizados: aplicação de questionários aos professores; relatos informais extraídos de conversas com os envolvidos; registros de observações no momento das aulas e no horário do intervalo. O diagnostico parcial dessa pesquisa evidencia docentes que trazem ideologias tradicionalistas que posicionam os educandos para que não vejam o espaço escolar como um ambiente que os deixe à vontade, reforçando a ideia que falar de sexualidade é algo errado, sujo e imoral. 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Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo traz à tona as reflexões iniciais de uma pesquisa em andamento, que objetiva-se na investigação das atitudes dos professores e comportamentos dos alunos quando entra em cena assuntos referente à sexualidade nas series iniciais na Escola Estadual Teresinha Nunes, cidade de Picos-PI. Investiga-se a rotina da práxis docente, direcionada a criar e/ou aproveitar situações no cotidiano das aulas para que se possa diagnosticar o que os discentes sabem ou querem saber sobre o assunto. Consonante com que diz a proposta de transversalidade defendida pelos parâmetros curriculares nacionais (PCN’s), visando preencher as lacunas, formar opiniões e diversificar conceitos. Nesse estudo foram utilizadas como fundamentação teórica, as idéias de Louro (2001), Britzman (2001), Figueiredo (2007), Frision (2008) que abordam questões como: subjetividade, dimensão social, resistência cultural, curiosidade sexual, domesticação dos corpos e o preconceito ao desvio da norma padrão. Já na perspectiva das relações de gênero no âmbito escolar e a influência da mídia na construção da sexualidade infantil, enfatizo as concepções de Souza (1999) e Silva (2005), que trazem uma ótica baseada em situações empíricas. Como procedimentos metodológicos estão sendo utilizados: aplicação de questionários aos professores; relatos informais extraídos de conversas com os envolvidos; registros de observações no momento das aulas e no horário do intervalo. O diagnostico parcial dessa pesquisa evidencia docentes que trazem ideologias tradicionalistas que posicionam os educandos para que não vejam o espaço escolar como um ambiente que os deixe à vontade, reforçando a ideia que falar de sexualidade é algo errado, sujo e imoral. Não permitindo que as curiosidades fluam naturalmente.

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