Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: Ensino-aprendizagem, Tecnologias Da Informação E Comunicação, Escola Pública Comunicação Oral 23 - PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 709
    "inscrito_id" => 1798
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO - O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) em uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, identificando recursos mais utilizados por professores e a proposta da equipe gestora para promover a utilização das TICS no processo ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares. As TICS constituem artefatos socioculturais que demarcam as interações sociais na contemporaneidade, afetando a existência humana em todos os seus aspectos. Compreendendo a importância das TICS enquanto mediadoras de novas formas comunicacionais, afetando a própria natureza da atividade mediada, é fundamental que a escola se aproprie de seu uso, inclusive considerando seu potencial como recurso didático-pedagógico. MÉTODO - Foram conduzidas entrevistas semi-dirigidas com a equipe gestora (diretora, diretora adjunta e coordenadora pedagógica) e o educador responsável pelo laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, realizando-se análise de conteúdo. RESULTADOS E DISCUSSÃO - Os recursos disponíveis na escola são: 15 computadores, impressora, datashow, televisor e aparelho de DVD, sendo os três últimos os mais utilizados pelos docentes. A proposta pedagógica da escola para uso das TICS consiste basicamente na oferta de cursos de informática aos alunos cujo objetivo central é promover a inclusão digital. É importante que a escola possa utilizar as TICs também como recurso didático-pedagógico para trabalhar conteúdos curriculares e, com isso, lidar com demandas relacionadas à indisciplina, desinteresse e desmotivação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "23 - PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA"
    "palavra_chave" => "Ensino-aprendizagem, Tecnologias da informação e comunicação, Escola pública"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "4a860bb5c888c746fa8650fc008f1dac_1798.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALGELESS MILKA PEREIRA MEIRELES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILKA MEIRELES"
    "autor_email" => "ammeirelesjp@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 709
    "inscrito_id" => 1798
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO - O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) em uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, identificando recursos mais utilizados por professores e a proposta da equipe gestora para promover a utilização das TICS no processo ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares. As TICS constituem artefatos socioculturais que demarcam as interações sociais na contemporaneidade, afetando a existência humana em todos os seus aspectos. Compreendendo a importância das TICS enquanto mediadoras de novas formas comunicacionais, afetando a própria natureza da atividade mediada, é fundamental que a escola se aproprie de seu uso, inclusive considerando seu potencial como recurso didático-pedagógico. MÉTODO - Foram conduzidas entrevistas semi-dirigidas com a equipe gestora (diretora, diretora adjunta e coordenadora pedagógica) e o educador responsável pelo laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, realizando-se análise de conteúdo. RESULTADOS E DISCUSSÃO - Os recursos disponíveis na escola são: 15 computadores, impressora, datashow, televisor e aparelho de DVD, sendo os três últimos os mais utilizados pelos docentes. A proposta pedagógica da escola para uso das TICS consiste basicamente na oferta de cursos de informática aos alunos cujo objetivo central é promover a inclusão digital. É importante que a escola possa utilizar as TICs também como recurso didático-pedagógico para trabalhar conteúdos curriculares e, com isso, lidar com demandas relacionadas à indisciplina, desinteresse e desmotivação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "23 - PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL: FORMAÇÃO, PESQUISA E PRÁTICA"
    "palavra_chave" => "Ensino-aprendizagem, Tecnologias da informação e comunicação, Escola pública"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "4a860bb5c888c746fa8650fc008f1dac_1798.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALGELESS MILKA PEREIRA MEIRELES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MILKA MEIRELES"
    "autor_email" => "ammeirelesjp@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

INTRODUÇÃO - O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) em uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, identificando recursos mais utilizados por professores e a proposta da equipe gestora para promover a utilização das TICS no processo ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares. As TICS constituem artefatos socioculturais que demarcam as interações sociais na contemporaneidade, afetando a existência humana em todos os seus aspectos. Compreendendo a importância das TICS enquanto mediadoras de novas formas comunicacionais, afetando a própria natureza da atividade mediada, é fundamental que a escola se aproprie de seu uso, inclusive considerando seu potencial como recurso didático-pedagógico. MÉTODO - Foram conduzidas entrevistas semi-dirigidas com a equipe gestora (diretora, diretora adjunta e coordenadora pedagógica) e o educador responsável pelo laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, realizando-se análise de conteúdo. RESULTADOS E DISCUSSÃO - Os recursos disponíveis na escola são: 15 computadores, impressora, datashow, televisor e aparelho de DVD, sendo os três últimos os mais utilizados pelos docentes. A proposta pedagógica da escola para uso das TICS consiste basicamente na oferta de cursos de informática aos alunos cujo objetivo central é promover a inclusão digital. É importante que a escola possa utilizar as TICs também como recurso didático-pedagógico para trabalhar conteúdos curriculares e, com isso, lidar com demandas relacionadas à indisciplina, desinteresse e desmotivação dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.