INTRODUÇÃO - O presente trabalho tem por objetivo descrever o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICS) em uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, identificando recursos mais utilizados por professores e a proposta da equipe gestora para promover a utilização das TICS no processo ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares. As TICS constituem artefatos socioculturais que demarcam as interações sociais na contemporaneidade, afetando a existência humana em todos os seus aspectos. Compreendendo a importância das TICS enquanto mediadoras de novas formas comunicacionais, afetando a própria natureza da atividade mediada, é fundamental que a escola se aproprie de seu uso, inclusive considerando seu potencial como recurso didático-pedagógico. MÉTODO - Foram conduzidas entrevistas semi-dirigidas com a equipe gestora (diretora, diretora adjunta e coordenadora pedagógica) e o educador responsável pelo laboratório de informática de uma escola da rede pública estadual de ensino de Parnaíba-PI, realizando-se análise de conteúdo. RESULTADOS E DISCUSSÃO - Os recursos disponíveis na escola são: 15 computadores, impressora, datashow, televisor e aparelho de DVD, sendo os três últimos os mais utilizados pelos docentes. A proposta pedagógica da escola para uso das TICS consiste basicamente na oferta de cursos de informática aos alunos cujo objetivo central é promover a inclusão digital. É importante que a escola possa utilizar as TICs também como recurso didático-pedagógico para trabalhar conteúdos curriculares e, com isso, lidar com demandas relacionadas à indisciplina, desinteresse e desmotivação dos alunos.