Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: TRAJETÓRIA DOS SUJEITOS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA UFPB NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO

Palavra-chaves: Educação, Economia Solidária, Feiras Agroecológicas Comunicação Oral 21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 494
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: TRAJETÓRIA DOS SUJEITOS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA UFPB NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO"
    "resumo" => "EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: TRAJETÓRIA DOS SUJEITOS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA UFPB NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANOPATRÍCIO DA SILVA, Adriano Estudante bolsista PIBIC-GEPeeeS Estudante do Curso de Ciência da Computação- CCAE - UFPB adriano.patricio@dce.ufpb.brGOMES JUNIOR, Josué da SilvaEstudante bolsista PROBEX-GEPeeeSEstudante do Curso de Ciência da Computação- CCAE - UFPB josué.gomes@dce.ufpb.brPALHANO SILVA, Paulo PalhanoProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqIntegrante da INCUBES -UFPB ppalhano1@gmail.comRESUMOINTRODUÇÃO: O artigo trata sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa “EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDARIA: Sujeitos e desafios estratégicos da UFPB no Vale do Mamanguape” vinculado ao GEPeeeS – PIBIC -UFPB tendo como objetivo estratégico “identificar os empreendimentos econômicos e solidários no Vale do Mamanguape(PALHANO SILVA, 2011). METODOLOGIA. Utilizar-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) por considerar o arcabouço metodológico que investiga construir resultados de referencia e possibilita o empoderamento dos sujeitos nas ações do projeto. Para tal, utilizar-se-á a base de dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE,  identificando os empreendimentos e as características da ação requerida aos Cursos da UFPB no CCAE. Observação da realidade, diálogos, aplicação de questionários, sistematização, analises, produção de relatório, visitas técnicas, apresentação dos resultados do relatório a comunidade, validação dos resultados e publicização dos achados. RESULTADOS: Processo permeado e fortalecido por aporte teórico-metodológico com os momentos reflexivos sobre a temática da economia solidaria e os dados da realidade. As visitas técnicas as área de produção da EcoVila Pau Brasil em Pium – Parnamirim – RN e feiras agroecológicas do RN e PB foram momentos peculiares reveladores de identidades. CONCLUSÃO: A pesquisa revela singularidades da educação em economia solidária e destaca os traços requeridos para a inserção da universidade. A pesquisa-ação como sua estrutura pedagógica, sendo um exercício pedagógico, possibilita a ação que cientificiza a prática educativa (FRANCO, 2005). As feiras em foco são locais eco-pedagógicos, onde saberes circulam tendo como base a matrizes da agroecologia e da economia solidária. Palavras-chaves: Educação, Economia solidária, Feiras Agroecológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação, Economia solidária, Feiras agroecológicas"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f477bb5165fd650e5330acd8ec8e33d2_494.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO PATRÍCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIO"
    "autor_email" => "adriano.patricio@dce.ufpb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 494
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: TRAJETÓRIA DOS SUJEITOS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA UFPB NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANO"
    "resumo" => "EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: TRAJETÓRIA DOS SUJEITOS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA UFPB NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANOPATRÍCIO DA SILVA, Adriano Estudante bolsista PIBIC-GEPeeeS Estudante do Curso de Ciência da Computação- CCAE - UFPB adriano.patricio@dce.ufpb.brGOMES JUNIOR, Josué da SilvaEstudante bolsista PROBEX-GEPeeeSEstudante do Curso de Ciência da Computação- CCAE - UFPB josué.gomes@dce.ufpb.brPALHANO SILVA, Paulo PalhanoProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqIntegrante da INCUBES -UFPB ppalhano1@gmail.comRESUMOINTRODUÇÃO: O artigo trata sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa “EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDARIA: Sujeitos e desafios estratégicos da UFPB no Vale do Mamanguape” vinculado ao GEPeeeS – PIBIC -UFPB tendo como objetivo estratégico “identificar os empreendimentos econômicos e solidários no Vale do Mamanguape(PALHANO SILVA, 2011). METODOLOGIA. Utilizar-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) por considerar o arcabouço metodológico que investiga construir resultados de referencia e possibilita o empoderamento dos sujeitos nas ações do projeto. Para tal, utilizar-se-á a base de dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE,  identificando os empreendimentos e as características da ação requerida aos Cursos da UFPB no CCAE. Observação da realidade, diálogos, aplicação de questionários, sistematização, analises, produção de relatório, visitas técnicas, apresentação dos resultados do relatório a comunidade, validação dos resultados e publicização dos achados. RESULTADOS: Processo permeado e fortalecido por aporte teórico-metodológico com os momentos reflexivos sobre a temática da economia solidaria e os dados da realidade. As visitas técnicas as área de produção da EcoVila Pau Brasil em Pium – Parnamirim – RN e feiras agroecológicas do RN e PB foram momentos peculiares reveladores de identidades. CONCLUSÃO: A pesquisa revela singularidades da educação em economia solidária e destaca os traços requeridos para a inserção da universidade. A pesquisa-ação como sua estrutura pedagógica, sendo um exercício pedagógico, possibilita a ação que cientificiza a prática educativa (FRANCO, 2005). As feiras em foco são locais eco-pedagógicos, onde saberes circulam tendo como base a matrizes da agroecologia e da economia solidária. Palavras-chaves: Educação, Economia solidária, Feiras Agroecológicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação, Economia solidária, Feiras agroecológicas"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f477bb5165fd650e5330acd8ec8e33d2_494.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO PATRÍCIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIO"
    "autor_email" => "adriano.patricio@dce.ufpb"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: TRAJETÓRIA DOS SUJEITOS E DESAFIOS ESTRATÉGICOS DA UFPB NO VALE DO MAMANGUAPE PARAIBANOPATRÍCIO DA SILVA, Adriano Estudante bolsista PIBIC-GEPeeeS Estudante do Curso de Ciência da Computação- CCAE - UFPB adriano.patricio@dce.ufpb.brGOMES JUNIOR, Josué da SilvaEstudante bolsista PROBEX-GEPeeeSEstudante do Curso de Ciência da Computação- CCAE - UFPB josué.gomes@dce.ufpb.brPALHANO SILVA, Paulo PalhanoProfessor Dr. OrientadorLíder do GEPeeeS-CCAE – UFPB - CNPqIntegrante da INCUBES -UFPB ppalhano1@gmail.comRESUMOINTRODUÇÃO: O artigo trata sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa “EDUCAÇÃO E ECONOMIA SOLIDARIA: Sujeitos e desafios estratégicos da UFPB no Vale do Mamanguape” vinculado ao GEPeeeS – PIBIC -UFPB tendo como objetivo estratégico “identificar os empreendimentos econômicos e solidários no Vale do Mamanguape(PALHANO SILVA, 2011). METODOLOGIA. Utilizar-se a pesquisa-ação (THIOLLENT, 2002) por considerar o arcabouço metodológico que investiga construir resultados de referencia e possibilita o empoderamento dos sujeitos nas ações do projeto. Para tal, utilizar-se-á a base de dados da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE, identificando os empreendimentos e as características da ação requerida aos Cursos da UFPB no CCAE. Observação da realidade, diálogos, aplicação de questionários, sistematização, analises, produção de relatório, visitas técnicas, apresentação dos resultados do relatório a comunidade, validação dos resultados e publicização dos achados. RESULTADOS: Processo permeado e fortalecido por aporte teórico-metodológico com os momentos reflexivos sobre a temática da economia solidaria e os dados da realidade. As visitas técnicas as área de produção da EcoVila Pau Brasil em Pium – Parnamirim – RN e feiras agroecológicas do RN e PB foram momentos peculiares reveladores de identidades. CONCLUSÃO: A pesquisa revela singularidades da educação em economia solidária e destaca os traços requeridos para a inserção da universidade. A pesquisa-ação como sua estrutura pedagógica, sendo um exercício pedagógico, possibilita a ação que cientificiza a prática educativa (FRANCO, 2005). As feiras em foco são locais eco-pedagógicos, onde saberes circulam tendo como base a matrizes da agroecologia e da economia solidária. Palavras-chaves: Educação, Economia solidária, Feiras Agroecológicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.