Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PRÁTICAS E SABERES CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS., SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. Comunicação Oral (CO) GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23279
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1005
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PRÁTICAS E SABERES CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O presente estudo procura narrar às experiências vivenciadas por uma Docente da sala de Atendimento Educacional Especializado, onde apresenta reflexões a partir da Implantação da Sala de Recursos Multifuncional no contexto escolar de uma instituição da rede pública. A pesquisa teve como objetivo: Compreender as experiências e os saberes construidos na implantação da Sala de AEE da Escola Estadual Frutuoso Gomes/RN. Como respalde teórico, nos fundamentamos em: Mazzotta (2005), Nóvoa (1992), Josso (2008) dentre outros. A pesquisa constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método (Auto) biográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela docente bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da docência e em seguida, analisar os documentos dos educandos atendidos no AEE (fichas individuais, laudos e avaliações) e revisão bibliográfica da Legislação que respalda o atendimento. Dentre as reflexões estabelecidas, evidenciei que o trabalho desenvolvido com essas crianças e jovens no AEE, de certa forma, lhes deram mais visibilidade dentro da instituição educativa, possibilitando assim, amplas ações e práticas mais inclusivas por parte de todos que compõe a escola, na tentativa de juntos construirmos uma sociedade mais solidária, igualitária e com princípios de equidade para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS., SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID192_23102016221638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "IURE"
    "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23279
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1005
    "inscrito_id" => 192
    "titulo" => "SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS DE PRÁTICAS E SABERES CONSTRUÍDOS NA DOCÊNCIA."
    "resumo" => "O presente estudo procura narrar às experiências vivenciadas por uma Docente da sala de Atendimento Educacional Especializado, onde apresenta reflexões a partir da Implantação da Sala de Recursos Multifuncional no contexto escolar de uma instituição da rede pública. A pesquisa teve como objetivo: Compreender as experiências e os saberes construidos na implantação da Sala de AEE da Escola Estadual Frutuoso Gomes/RN. Como respalde teórico, nos fundamentamos em: Mazzotta (2005), Nóvoa (1992), Josso (2008) dentre outros. A pesquisa constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método (Auto) biográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela docente bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da docência e em seguida, analisar os documentos dos educandos atendidos no AEE (fichas individuais, laudos e avaliações) e revisão bibliográfica da Legislação que respalda o atendimento. Dentre as reflexões estabelecidas, evidenciei que o trabalho desenvolvido com essas crianças e jovens no AEE, de certa forma, lhes deram mais visibilidade dentro da instituição educativa, possibilitando assim, amplas ações e práticas mais inclusivas por parte de todos que compõe a escola, na tentativa de juntos construirmos uma sociedade mais solidária, igualitária e com princípios de equidade para todos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-10 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS., SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA10_ID192_23102016221638.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IURE COUTRE GURGEL"
    "autor_nome_curto" => "IURE"
    "autor_email" => "yurecoutre@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo procura narrar às experiências vivenciadas por uma Docente da sala de Atendimento Educacional Especializado, onde apresenta reflexões a partir da Implantação da Sala de Recursos Multifuncional no contexto escolar de uma instituição da rede pública. A pesquisa teve como objetivo: Compreender as experiências e os saberes construidos na implantação da Sala de AEE da Escola Estadual Frutuoso Gomes/RN. Como respalde teórico, nos fundamentamos em: Mazzotta (2005), Nóvoa (1992), Josso (2008) dentre outros. A pesquisa constituiu-se na abordagem qualitativa de investigação com a opção pelo método (Auto) biográfico, com a finalidade de refletir sobre as narrativas vivenciadas pela docente bem como, valorizar as experiências construídas ao longo da docência e em seguida, analisar os documentos dos educandos atendidos no AEE (fichas individuais, laudos e avaliações) e revisão bibliográfica da Legislação que respalda o atendimento. Dentre as reflexões estabelecidas, evidenciei que o trabalho desenvolvido com essas crianças e jovens no AEE, de certa forma, lhes deram mais visibilidade dentro da instituição educativa, possibilitando assim, amplas ações e práticas mais inclusivas por parte de todos que compõe a escola, na tentativa de juntos construirmos uma sociedade mais solidária, igualitária e com princípios de equidade para todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.