RESUMO
A temática em questão tem como objetivo apresentar uma discussão teórica dos desafios enfrentados pelos idosos na aprendizagem digital. É perceptível que o idoso encontra dificuldades, por questões motoras, físicas, como memorização. Dessa forma vem provocando a perda dos laços sociais que ao longo da vida cultivaram. O uso das tecnologias, tanto no ambiente domiciliar quanto em outros locais, vêm proporcionando inúmeras possibilidades através da interação e integração com diferentes pessoas, serviços e lugares, tornando-se um meio eficiente de comunicação. Existem ainda diversos obstáculos enfrentados pelos idosos, estes obstáculos são concretos e uma grande parte corresponde a impedimentos gerados pela própria sociedade e principalmente pela família, através da criação de estereótipos culturais e sociais. A partir da então surgiu o interesse em abordar o tema, por considerar que seu contexto envolve a necessidade de prática de ensino das tecnologias informatizadas para pessoas com mais de sessenta anos. No que se refere a metodologia a mesma é de cunho bibliográfico, desenvolvido com base em referências pertinentes a temática. A contribuição desse trabalho centra-se na possibilidade de destacar discussões sobre os desafios de aprendizagem na era digital por parte do idoso. A pesquisa bibliográfica vem sendo concreta em leituras anteriores de Março a Agosto de 2016. Na conclusão deste trabalho apontou o quanto é importante a inserção do idoso na aprendizagem digital. Pontua algumas fragilidades por parte do setor público, proporcionando formação e capacitação de recursos humanos para elaboração de práticas educativas eficazes, valorizando a maior autonomia e qualidade de vida da pessoa idosa que as políticas públicas de proteção social a pessoa idosa, tenham maior efetividade, para que assim a o aparato legal contido na Constituição Federal de 1988, Política Nacional do Idoso (PNI) e o Estatuto do Idoso sejam verdadeiramente materializados com concretos avanços e conquistas.