OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DIGITAL NA TERCEIRA IDADE
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23176 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 1604 "titulo" => "OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DIGITAL NA TERCEIRA IDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n A temática em questão tem como objetivo apresentar uma discussão teórica dos desafios enfrentados pelos idosos na aprendizagem digital. É perceptível que o idoso encontra dificuldades, por questões motoras, físicas, como memorização. Dessa forma vem provocando a perda dos laços sociais que ao longo da vida cultivaram. O uso das tecnologias, tanto no ambiente domiciliar quanto em outros locais, vêm proporcionando inúmeras possibilidades através da interação e integração com diferentes pessoas, serviços e lugares, tornando-se um meio eficiente de comunicação. Existem ainda diversos obstáculos enfrentados pelos idosos, estes obstáculos são concretos e uma grande parte corresponde a impedimentos gerados pela própria sociedade e principalmente pela família, através da criação de estereótipos culturais e sociais. A partir da então surgiu o interesse em abordar o tema, por considerar que seu contexto envolve a necessidade de prática de ensino das tecnologias informatizadas para pessoas com mais de sessenta anos. No que se refere a metodologia a mesma é de cunho bibliográfico, desenvolvido com base em referências pertinentes a temática. A contribuição desse trabalho centra-se na possibilidade de destacar discussões sobre os desafios de aprendizagem na era digital por parte do idoso. A pesquisa bibliográfica vem sendo concreta em leituras anteriores de Março a Agosto de 2016. Na conclusão deste trabalho apontou o quanto é importante a inserção do idoso na aprendizagem digital. Pontua algumas fragilidades por parte do setor público, proporcionando formação e capacitação de recursos humanos para elaboração de práticas educativas eficazes, valorizando a maior autonomia e qualidade de vida da pessoa idosa que as políticas públicas de proteção social a pessoa idosa, tenham maior efetividade, para que assim a o aparato legal contido na Constituição Federal de 1988, Política Nacional do Idoso (PNI) e o Estatuto do Idoso sejam verdadeiramente materializados com concretos avanços e conquistas. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "DESAFIOS, INCLUSÃO DIGITAL, TERCEIRA IDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA11_ID1604_30082016150409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINETE BATISTA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MARINETE BATIST" "autor_email" => "marinete_mbs@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23176 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 128 "inscrito_id" => 1604 "titulo" => "OS DESAFIOS DA APRENDIZAGEM DIGITAL NA TERCEIRA IDADE" "resumo" => """ RESUMO\r\n A temática em questão tem como objetivo apresentar uma discussão teórica dos desafios enfrentados pelos idosos na aprendizagem digital. É perceptível que o idoso encontra dificuldades, por questões motoras, físicas, como memorização. Dessa forma vem provocando a perda dos laços sociais que ao longo da vida cultivaram. O uso das tecnologias, tanto no ambiente domiciliar quanto em outros locais, vêm proporcionando inúmeras possibilidades através da interação e integração com diferentes pessoas, serviços e lugares, tornando-se um meio eficiente de comunicação. Existem ainda diversos obstáculos enfrentados pelos idosos, estes obstáculos são concretos e uma grande parte corresponde a impedimentos gerados pela própria sociedade e principalmente pela família, através da criação de estereótipos culturais e sociais. A partir da então surgiu o interesse em abordar o tema, por considerar que seu contexto envolve a necessidade de prática de ensino das tecnologias informatizadas para pessoas com mais de sessenta anos. No que se refere a metodologia a mesma é de cunho bibliográfico, desenvolvido com base em referências pertinentes a temática. A contribuição desse trabalho centra-se na possibilidade de destacar discussões sobre os desafios de aprendizagem na era digital por parte do idoso. A pesquisa bibliográfica vem sendo concreta em leituras anteriores de Março a Agosto de 2016. Na conclusão deste trabalho apontou o quanto é importante a inserção do idoso na aprendizagem digital. Pontua algumas fragilidades por parte do setor público, proporcionando formação e capacitação de recursos humanos para elaboração de práticas educativas eficazes, valorizando a maior autonomia e qualidade de vida da pessoa idosa que as políticas públicas de proteção social a pessoa idosa, tenham maior efetividade, para que assim a o aparato legal contido na Constituição Federal de 1988, Política Nacional do Idoso (PNI) e o Estatuto do Idoso sejam verdadeiramente materializados com concretos avanços e conquistas. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-11 - EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ENVELHECIMENTO" "palavra_chave" => "DESAFIOS, INCLUSÃO DIGITAL, TERCEIRA IDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA11_ID1604_30082016150409.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARINETE BATISTA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MARINETE BATIST" "autor_email" => "marinete_mbs@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }