O presente trabalho descreve sobre as Contribuições da Sala de Recursos Multifuncional para o Processo Inclusivo. Esta pesquisa mostra a importância das salas adaptadas para as crianças que têm alguma deficiência ou necessidades educativas especiais para o seu melhor desenvolvimento. Percebe-se que ainda existe um longo caminho para percorrer rumo à efetivação de um sistema educacional inclusivo. O trabalho de intervenção desenvolveu-se com o objetivo de discutir a inclusão dos alunos, mostrando que todas as crianças têm direitos iguais, independente de suas limitações. O método utilizado nesta pesquisa foi descritivo, observação e aplicação de questionários para subsidiar coleta e análise de dados. Para o desenvolvimento desta pesquisa trabalhou-se com os teóricos: Baptista (2011), Bueno (1999), Oliveira (1997). Constatou-se que a educação é capaz de formar esse profissional/indivíduo, que não pode ser mais baseada na instrução que o professor transmite ao aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências. Então, faz-se necessário que os docentes possam trabalhar com essas novas tecnologias de adaptação e busquem capacitação para uma melhor atuação profissional.