Na formação inicial do professor do curso de licenciatura em Pedagogia, o modelo de aluno ideal exclui todos os que não se ajustam aos padrões de aluno eficiente. Está previsto, na legislação brasileira, que na formação inicial, durante a graduação, todos os futuros professores da Educação Básica devem desenvolver competências para atuar também com alunos que apresentem necessidades especiais, em qualquer etapa ou modalidade de ensino, na perspectiva de se efetivar a educação inclusiva. Partindo desse pressuposto, o objetivo geral dessa pesquisa foi investigar as representações sociais de alunos e de professores sobre a concepção de educação inclusiva no curso de licenciatura em pedagogia de uma universidade pública federal da cidade do Recife. Os objetivos específicos foram: ( i) identificar o que motivou a carreira docente e (ii) investigar a representação social, que alunos e professores trazem sobre a concepção da educação inclusiva. O referencial teórico-metodológico adotado foi baseado na pesquisa descritiva que visa descrever as características de determinado fenômeno. Os resultados mostraram que alunos e professores concebem a educação inclusiva fazendo parte do universo acadêmico, portanto presente na formação inicial, mas que ainda necessita ampliar o conhecimento sobre o modo de como realizar a inclusão de acolhimento amplo.