A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA DA UFPE-CAA
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22530 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 2462 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA DA UFPE-CAA" "resumo" => "A Inclusão tem se tornado um tema alvo de constantes estudos e, com isso, também vem se concretizando íntima do cotidiano de alguns professores e pesquisadores na busca por conquistas no que diz respeito à Educação Inclusiva. Ela tem ocasionado, mesmo que timidamente, mudanças no âmbito escolar colocando em discussão a organização da escola, o processo de ensino e aprendizagem, e as práticas pedagógicas no âmbito da Inclusão Escolar. Com isso, entende-se que é urgente na formação de professores um embasamento teórico e prático que leve em consideração as necessidades estruturais e de aprendizagem dos alunos com deficiência na Educação Básica. Neste sentido, surge a necessidade de haver adequações nos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciaturas, de acordo com a lei de diretrizes e bases nacionais para a formação de professores. Em vista disso, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de identificar e analisar os possíveis espaços presentes nos Projetos Político-Pedagógicos (PPC) dos Cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFPE-CAA que discutem inclusão na formação do professor para a Educação Básica. O trabalho realizado trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscamos identificar quais as concepções que trazem os cursos de formação de professor de química, física e matemática da UFPE - CAA, assim como os momentos formativos previstos para discussão sobre inclusão. Para tal fim, foi-se realizada uma pesquisa documental nos PPCs das três Licenciaturas. Concluímos que no geral os três Documentos abordam a Educação Inclusiva ao trazerem a necessidade de um profissional que saiba atuar com diferentes alunos, tornando a matéria ensinada acessível. Notou-se ainda que estes evidenciam a importância destas ciências tanto para o mercado de trabalho quanto para a vivência social, cultural e econômica. A análise nos apresenta a necessidade de incorporar nas disciplinas de Educação Inclusiva que deem subsídios concretos aos formandos dos cursos de licenciatura, os quais buscam saberes técnicos e científicos em uma educação cada vez mais globalizada. Dessa forma, ter-se-á condições de promover e ampliar a Educação Inclusiva no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, PPC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID2462_13102016235552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DE LIMA WANDERLEY" "autor_nome_curto" => "WANDERLEY LIMA" "autor_email" => "wanderley.lima.jesus@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22530 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 2462 "titulo" => "A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA DA UFPE-CAA" "resumo" => "A Inclusão tem se tornado um tema alvo de constantes estudos e, com isso, também vem se concretizando íntima do cotidiano de alguns professores e pesquisadores na busca por conquistas no que diz respeito à Educação Inclusiva. Ela tem ocasionado, mesmo que timidamente, mudanças no âmbito escolar colocando em discussão a organização da escola, o processo de ensino e aprendizagem, e as práticas pedagógicas no âmbito da Inclusão Escolar. Com isso, entende-se que é urgente na formação de professores um embasamento teórico e prático que leve em consideração as necessidades estruturais e de aprendizagem dos alunos com deficiência na Educação Básica. Neste sentido, surge a necessidade de haver adequações nos Projetos Pedagógicos dos cursos de licenciaturas, de acordo com a lei de diretrizes e bases nacionais para a formação de professores. Em vista disso, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de identificar e analisar os possíveis espaços presentes nos Projetos Político-Pedagógicos (PPC) dos Cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática da UFPE-CAA que discutem inclusão na formação do professor para a Educação Básica. O trabalho realizado trata-se de uma pesquisa qualitativa onde buscamos identificar quais as concepções que trazem os cursos de formação de professor de química, física e matemática da UFPE - CAA, assim como os momentos formativos previstos para discussão sobre inclusão. Para tal fim, foi-se realizada uma pesquisa documental nos PPCs das três Licenciaturas. Concluímos que no geral os três Documentos abordam a Educação Inclusiva ao trazerem a necessidade de um profissional que saiba atuar com diferentes alunos, tornando a matéria ensinada acessível. Notou-se ainda que estes evidenciam a importância destas ciências tanto para o mercado de trabalho quanto para a vivência social, cultural e econômica. A análise nos apresenta a necessidade de incorporar nas disciplinas de Educação Inclusiva que deem subsídios concretos aos formandos dos cursos de licenciatura, os quais buscam saberes técnicos e científicos em uma educação cada vez mais globalizada. Dessa forma, ter-se-á condições de promover e ampliar a Educação Inclusiva no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, PPC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA16_ID2462_13102016235552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DE LIMA WANDERLEY" "autor_nome_curto" => "WANDERLEY LIMA" "autor_email" => "wanderley.lima.jesus@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }