Aliar numa aula atividades diferenciadas no ensino de química (jogos didáticos, práticas experimentais, paródias e etc.,) com bases metodológicas adequadas é um bom plano para se conseguir um resultado satisfatório em relação à aprendizagem dos alunos. O jogo didático, por exemplo, é um ótimo recurso para estimular o interesse dos estudantes perante a disciplina, além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e ele pode ser utilizado em qualquer momento da aula. Com isso o presente estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação do jogo “Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas”, utilizando o ciclo da experiência Kellyana (CEK) - um ciclo composto por cinco momentos: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva - o qual é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). A intervenção foi proporcionada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. A atividade foi realizada numa turma de 40 (quarenta) estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio, localizada na cidade de Carpina – PE. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo em que se percebeu que através da realização do CEK na aplicação do jogo Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas os discentes aperfeiçoaram seus conhecimentos no conteúdo e consideram que os jogos nas aulas de química são importante, pois é um diferencial no aprendizado e que causam uma interação maior entre os demais colegas.