Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA NA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “VERDADEIRO OU FALSO – SUBSTÂNCIAS E MISTURAS”

Palavra-chaves: JOGO DIDÁTICO, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE QUÍMICA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22427
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2342
    "inscrito_id" => 4007
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA NA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “VERDADEIRO OU FALSO – SUBSTÂNCIAS E MISTURAS”"
    "resumo" => "Aliar numa aula atividades diferenciadas no ensino de química (jogos didáticos, práticas experimentais, paródias e etc.,) com bases metodológicas adequadas é um bom plano para se conseguir um resultado satisfatório em relação à aprendizagem dos alunos. O jogo didático, por exemplo, é um ótimo recurso para estimular o interesse dos estudantes perante a disciplina, além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e ele pode ser utilizado em qualquer momento da aula. Com isso o presente estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação do jogo “Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas”, utilizando o ciclo da experiência Kellyana (CEK) - um ciclo composto por cinco momentos: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva - o qual é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). A intervenção foi proporcionada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. A atividade foi realizada numa turma de 40 (quarenta) estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio, localizada na cidade de Carpina – PE. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo em que se percebeu que através da realização do CEK na aplicação do jogo Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas os discentes aperfeiçoaram seus conhecimentos no conteúdo e consideram que os jogos nas aulas de química são importante, pois é um diferencial no aprendizado e que causam uma interação maior entre os demais colegas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE QUÍMICA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4007_16082016174157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS VITÓRIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22427
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2342
    "inscrito_id" => 4007
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA NA APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “VERDADEIRO OU FALSO – SUBSTÂNCIAS E MISTURAS”"
    "resumo" => "Aliar numa aula atividades diferenciadas no ensino de química (jogos didáticos, práticas experimentais, paródias e etc.,) com bases metodológicas adequadas é um bom plano para se conseguir um resultado satisfatório em relação à aprendizagem dos alunos. O jogo didático, por exemplo, é um ótimo recurso para estimular o interesse dos estudantes perante a disciplina, além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e ele pode ser utilizado em qualquer momento da aula. Com isso o presente estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação do jogo “Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas”, utilizando o ciclo da experiência Kellyana (CEK) - um ciclo composto por cinco momentos: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva - o qual é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). A intervenção foi proporcionada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. A atividade foi realizada numa turma de 40 (quarenta) estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio, localizada na cidade de Carpina – PE. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo em que se percebeu que através da realização do CEK na aplicação do jogo Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas os discentes aperfeiçoaram seus conhecimentos no conteúdo e consideram que os jogos nas aulas de química são importante, pois é um diferencial no aprendizado e que causam uma interação maior entre os demais colegas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA, ENSINO DE QUÍMICA, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4007_16082016174157.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA JOAQUINA DE OLIVEIRA BARBOZA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "renata_joaquina@hotmail.c"
    "autor_ies" => "IFPE - CAMPUS VITÓRIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Aliar numa aula atividades diferenciadas no ensino de química (jogos didáticos, práticas experimentais, paródias e etc.,) com bases metodológicas adequadas é um bom plano para se conseguir um resultado satisfatório em relação à aprendizagem dos alunos. O jogo didático, por exemplo, é um ótimo recurso para estimular o interesse dos estudantes perante a disciplina, além de auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades e ele pode ser utilizado em qualquer momento da aula. Com isso o presente estudo tem por objetivo descrever o desenvolvimento e a aplicação do jogo “Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas”, utilizando o ciclo da experiência Kellyana (CEK) - um ciclo composto por cinco momentos: Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva - o qual é fundamentado na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly (1963). A intervenção foi proporcionada pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em química do Instituto Federal de Pernambuco – Campus Vitória de Santo Antão. A atividade foi realizada numa turma de 40 (quarenta) estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de referência em ensino médio, localizada na cidade de Carpina – PE. Para obtenção dos dados foi aplicado um questionário de caráter quantitativo e qualitativo em que se percebeu que através da realização do CEK na aplicação do jogo Verdadeiro ou falso – Substâncias e Misturas os discentes aperfeiçoaram seus conhecimentos no conteúdo e consideram que os jogos nas aulas de química são importante, pois é um diferencial no aprendizado e que causam uma interação maior entre os demais colegas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.