O conhecimento é construído a partir das relações estabelecidas com o outro por meio da linguagem e, desse modo, entendemos que a língua, em sua especificidade oral, pode propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências que o torne capaz de atuar socialmente pela palavra, apropriando-se de estruturas que o permita, enquanto sujeito de uma sociedade complexa, utilizar a língua nas mais diferentes situações de comunicação e interação. Nesse sentido, este estudo tem o objetivo de discutir, à luz da Sociolinguística Interacional, as práticas interativas nas aulas de língua materna que valorizam a natureza social e interacional da linguagem a partir da fala do aluno e das reações do professor. Uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, realizada em uma escola pública, no município de Pombal – PB, com foco nas relações de interação estabelecidas entre o professor e seus alunos nas aulas de língua materna, fundamentada nos estudos de Koch (2006), Bakhtin (2003), Geraldi (1997), Garcez (2002), Marcuschi (2001), Gumperz (1996), entre outros teóricos preocupados em discutir como as relações se estabelecem e as implicações dessas na constituição dos sujeitos. O estudo indica que, no espaço da sala de aula, a interação pode caracterizar-se como um processo de socialização e aprendizagem dos alunos e que são necessários estímulos diversos para que essas aprendizagens se efetivem.