O ensino de botânica em algumas escolas brasileiras utiliza apenas aulas expositivas, tornando o conteúdo pouco interessante para os alunos. Assim, objetivou- se utilizar as plantas medicinais para auxiliar o ensino de botânica, além de abordar a presença das angiospermas no cotidiano, enfatizando a morfologia externa das plantas medicinais cultivadas na horta medicinal da escola. Utilizou-se de uma metodologia teórico-prática com estudantes das turmas de 2º e 3º ano do ensino médio da escola Governador Adauto Bezerra, localizada no município de Massapê-CE. Na exposição oral foi exposto um resumo de todo o Reino Plantae, dando relevância principalmente para as Angiospermas e sua importância medicinal, e em seguida aconteceu uma aula prática na horta medicinal da escola que consistiu na exposição das plantas medicinais aos olhares dos alunos, mostrando e diferenciando os tipos de folhas, interrogando sobre os usos que eles faziam das mesmas e mostrando os diferentes tipos e hábitos que os caules desses vegetais apresentam. Foi aplicado questionário antes da aula teórica e após a abordagem prática para analisar a construção do conhecimento. Os resultados demonstraram aumento no número de respostas corretas após a exposição teórica e prática utilizando as plantas medicinais. Os questionários também evidenciaram que a maioria dos estudantes gosta das aulas de botânica, mas sentem a falta de uma aula prática de campo sobre o conteúdo. E a maioria respondeu que fazem ou já fizeram uso das folhas de certas ervas medicinais para o tratamento de doenças. Concluiu-se que o ensino de botânica, pode ser melhorado a partir de iniciativas simples, como realização de aula prática dentro da sala ou usando os espaços verdes da escola.