O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem tornando-se uma iniciativa educacional muito virtuosa de reconhecimento do ensino na formação dos novos professores que irão atuar em sala de aula nos próximos anos e diante disso acaba valorizando a prática docente, promovendo aos licenciandos um trabalho no seu campo de atuação desde o princípio do seu processo de formação até a conclusão do seu curso de graduação. O enfoque do presente trabalho é relatar a importância do PIBID na formação docente, presente no Instituto Federal do Piauí campus Floriano, que possui bolsistas do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas de diferentes módulos. A grande eficácia do projeto faz com que o mesmo seja um fator essencial na formação dos futuros educadores promovendo uma melhoria na qualidade do ensino. O artigo foi desenvolvido por meio de um levantamento de dados e uma pesquisa de campo com a utilização de um questionário sondagem com alunos devidamente matriculados no Instituto Federal do Piauí- campus Floriano e que fazem parte do projeto. Participaram do questionário 10 (dez) alunos integrantes do programa, que atuam em grupos de escolas diferentes do ensino público no município de Floriano – Piauí. O resultado mostra que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, o que proporciona uma eficácia na formação dos futuros professores e como consequência a melhoria na educação do país.