ANÁLISE DE ASPECTOS DE EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL NO POLO DA UFERSA CAMPUS MOSSORÓ
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20214 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2015 "inscrito_id" => 9211 "titulo" => "ANÁLISE DE ASPECTOS DE EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL NO POLO DA UFERSA CAMPUS MOSSORÓ" "resumo" => "Nos últimos anos, a adesão aos cursos técnicos acenderam significativamente, para tanto, cursos de modalidade EaD vêm corroborando com a crescente formação profissional. O Instituto Metrópole Digital no Rio Grande do Norte oferta cursos técnicos na área de tecnologia da informação, de modalidade EaD semipresencial. Nesse intento, o presente trabalho optou por analisar o abandono dos discentes às aulas presenciais e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada no Instituto Metrópole Digital, polo Mossoró/RN, analisando dados dos 163 discentes ativos do modulo básico 2016.1. A amostra analisada possui idade média de 22 anos, é predominantemente masculina e está bem distribuída entre os três turnos do dia. Observou-se uma taxa de evasão de 31,29% compatível com o que é descrito na literatura. A estatística não-paramétrica não indicou correlação significativa entre evasão e idade, sexo ou turno de aula. Mas houve uma diferença significativa com a frequência de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo maior entre os alunos que não evadiram. O modelo adotado pelo IMD baseia-se no uso de sistemas virtuais para acompanhamento e orientação ao aluno, portanto destaca-se a necessidade de ações pedagógicas para favorecer a interação entre o aluno e os sistemas virtuais melhorando sua permanência no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EVASÃO, DISCENTE, AVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9211_15082016184256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEM TASSIANY ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CARMEM TASSIANY" "autor_email" => "carmem_tassiany@hotmail.c" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20214 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2015 "inscrito_id" => 9211 "titulo" => "ANÁLISE DE ASPECTOS DE EVASÃO DISCENTE NOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO METRÓPOLE DIGITAL NO POLO DA UFERSA CAMPUS MOSSORÓ" "resumo" => "Nos últimos anos, a adesão aos cursos técnicos acenderam significativamente, para tanto, cursos de modalidade EaD vêm corroborando com a crescente formação profissional. O Instituto Metrópole Digital no Rio Grande do Norte oferta cursos técnicos na área de tecnologia da informação, de modalidade EaD semipresencial. Nesse intento, o presente trabalho optou por analisar o abandono dos discentes às aulas presenciais e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada no Instituto Metrópole Digital, polo Mossoró/RN, analisando dados dos 163 discentes ativos do modulo básico 2016.1. A amostra analisada possui idade média de 22 anos, é predominantemente masculina e está bem distribuída entre os três turnos do dia. Observou-se uma taxa de evasão de 31,29% compatível com o que é descrito na literatura. A estatística não-paramétrica não indicou correlação significativa entre evasão e idade, sexo ou turno de aula. Mas houve uma diferença significativa com a frequência de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo maior entre os alunos que não evadiram. O modelo adotado pelo IMD baseia-se no uso de sistemas virtuais para acompanhamento e orientação ao aluno, portanto destaca-se a necessidade de ações pedagógicas para favorecer a interação entre o aluno e os sistemas virtuais melhorando sua permanência no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EVASÃO, DISCENTE, AVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID9211_15082016184256.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEM TASSIANY ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CARMEM TASSIANY" "autor_email" => "carmem_tassiany@hotmail.c" "autor_ies" => "UFERSA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }