A busca pela compreensão dos processos de formação docente é imprescindível para dar visibilidade aos percursos escolares de profissionais no contexto da educação de crianças pequenas. O presente estudo analisa os processos em educação que contribuem para a construção de identidade profissional docente de uma educadora da infância e para a compreensão de seu papel a partir do desenvolvimento profissional no contexto da Educação Infantil. Este trabalho tomou como base a abordagem qualitativa pelo estudo biográfico com o objetivo de analisar os processos formativos e significativos à construção da identidade profissional docente pela voz de uma professora que trabalha em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Macapá-AP. Desta maneira, tornou-se relevante considerar o relato de vida da participante deste estudo e acerca de sua trajetória de vida, a escolha profissional, as relações no ambiente de trabalho e de sua concepção de professora para subsidiar a reflexão sobre a prática educativa nas considerações sobre o processo educacional e sua atuação docente na Educação Infantil. Conclui-se que os estudos sobre o desenvolvimento profissional docente tornou-se indispensável para analisar os processos de consolidação da identidade e atuação das educadoras de educação infantil, bem como o papel social da pesquisa em sala de aula.