De modo geral, o ensino de ciências praticado na Educação Básica tem sido descontextualizado, pautado em exercícios e problemas que não exigem a compreensão dos conceitos estudados. A escolarização em ciências no nível fundamental é feita no Brasil por profissionais formados em Pedagogia, em Cursos Normais de nível médio, em Cursos Normais Superiores ou em cursos de Magistério. No melhor cenário, no segundo ciclo do ensino fundamental eles são formados em Biologia. Embora a formação científica seja qualitativa nesta etapa de ensino, os conceitos de Física e Química não são adequadamente abordados. Paralelamente, no Ensino Médio, principalmente em escolas técnicas e tecnológicas, os alunos encaram o obstáculo de correlacionar os conteúdos aprendidos nestas disciplinas com situações reais e cotidianas já que o ensino geralmente fica restrito a situações idealizadas e muito matematizadas, sem contextualização. Ambicionando contribuir com um ganho substancial no ensino de ciências, propomos uma atividade continua na qual alunos do Ensino Médio constroem práticas pedagógicas (tais como experimentos, vídeos, encenações, etc) que venham a auxiliar professores de escolas de Nível Fundamental no ensino das ciências, em particular, a Física. Descrevemos a primeira etapa deste estudo no qual resultados preliminares demonstram que os alunos do ensino médio, ao desenvolverem as atividades, mostram-se mais motivados pelo estudo dos tópicos envolvidos e mais propensos ao entendimento dos mesmos.