O presente trabalho tem por objetivo analisar a construção de objetos de ensino, relacionado ao conceito de funções afins, utilizando a linguagem de programação Scratch. Apresentamos os objetos para serem explorados como atividades no ensino deste conceito. Para nortear nossa pesquisar elaboramos a seguinte questão: como podemos criar objetos de ensino, utilizando a linguagem Scratch, para o ensino de conceitos relativos a funções afins? A motivação para a realização deste trabalho veio a partir do anseio de atrelar o ensino da matemática com a tecnologia, já que esta, por sua vez, vem em crescente desenvolvimento e cada vez mais presente no nosso cotidiano. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, conforme Bogdan e Biklen (1994), mas podemos também classifica-la como uma pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Com isso, fizemos uma reflexão sobre o que pode ser desenvolvido sobre o conceito de funções com o uso do Scratch. Os resultados dessa pesquisa abrangem a elaboração de atividades que envolvem o conceito de funções afins, com a linguagem Scratch, permitindo o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, matemático e o poder da criação.