A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS ANGICAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20078 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 3982 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS ANGICAL" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação com objetivo de proporcionar atividades que ajudem os futuros professores no que diz respeito a desenvolverem metodologias de ensino no âmbito da educação. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID do IFPI, Campus Angical/PI, subprojeto de Matemática, ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras para a formação profissional. Para a realização estudo, adotou uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque descritivo, que segundo Gil (2008), visa identificar os problemas descritos da realidade e correlaciona-los. Foi realizado um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e observações in loco. O instrumento de coleta dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado com 20 (vinte) bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Piauí IFPI, Campus Angical, subprojeto de Matemática, que objetivava analisar as experiências obtidas durante a permanência no programa. Com base nesses dados, buscou-se compreender as contribuições que o PIBID ofereceu na formação desses bolsistas. Constatou, mediante aos questionamentos dos bolsistas que o programa PIBID é de grande importância para a sua formação profissional. Além disso, foi possível identificar alguns fatores que desmotiva o profissional. Portanto, deve se investir em programas dessa natureza que valorize a atuação dos graduandos, incentivando-os a querem a carreira docente como futura profissão, contribuindo com a educação brasileira como mecanismo de transformação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3982_10072016142032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAÚJO NETO" "autor_nome_curto" => "ZACARIAS CARVALHO" "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20078 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 283 "inscrito_id" => 3982 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS ANGICAL" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação com objetivo de proporcionar atividades que ajudem os futuros professores no que diz respeito a desenvolverem metodologias de ensino no âmbito da educação. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID do IFPI, Campus Angical/PI, subprojeto de Matemática, ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras para a formação profissional. Para a realização estudo, adotou uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque descritivo, que segundo Gil (2008), visa identificar os problemas descritos da realidade e correlaciona-los. Foi realizado um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e observações in loco. O instrumento de coleta dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado com 20 (vinte) bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Piauí IFPI, Campus Angical, subprojeto de Matemática, que objetivava analisar as experiências obtidas durante a permanência no programa. Com base nesses dados, buscou-se compreender as contribuições que o PIBID ofereceu na formação desses bolsistas. Constatou, mediante aos questionamentos dos bolsistas que o programa PIBID é de grande importância para a sua formação profissional. Além disso, foi possível identificar alguns fatores que desmotiva o profissional. Portanto, deve se investir em programas dessa natureza que valorize a atuação dos graduandos, incentivando-os a querem a carreira docente como futura profissão, contribuindo com a educação brasileira como mecanismo de transformação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3982_10072016142032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAÚJO NETO" "autor_nome_curto" => "ZACARIAS CARVALHO" "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }