Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS ANGICAL

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID Pôster (PO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20078
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 3982
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS ANGICAL"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação com objetivo de proporcionar atividades que ajudem os futuros professores no que diz respeito a desenvolverem metodologias de ensino no âmbito da educação. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID do IFPI, Campus Angical/PI, subprojeto de Matemática, ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras para a formação profissional. Para a realização estudo, adotou uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque descritivo, que segundo Gil (2008), visa identificar os problemas descritos da realidade e correlaciona-los. Foi realizado um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e observações in loco. O instrumento de coleta dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado com 20 (vinte) bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Piauí IFPI, Campus Angical, subprojeto de Matemática, que objetivava analisar as experiências obtidas durante a permanência no programa. Com base nesses dados, buscou-se compreender as contribuições que o PIBID ofereceu na formação desses bolsistas. Constatou, mediante aos questionamentos dos bolsistas que o programa PIBID é de grande importância para a sua formação profissional. Além disso, foi possível identificar alguns fatores que desmotiva o profissional. Portanto, deve se investir em programas dessa natureza que valorize a atuação dos graduandos, incentivando-os a querem a carreira docente como futura profissão, contribuindo com a educação brasileira como mecanismo de transformação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3982_10072016142032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAÚJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "ZACARIAS CARVALHO"
    "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20078
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 283
    "inscrito_id" => 3982
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DO IFPI - CAMPUS ANGICAL"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação com objetivo de proporcionar atividades que ajudem os futuros professores no que diz respeito a desenvolverem metodologias de ensino no âmbito da educação. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID do IFPI, Campus Angical/PI, subprojeto de Matemática, ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras para a formação profissional. Para a realização estudo, adotou uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque descritivo, que segundo Gil (2008), visa identificar os problemas descritos da realidade e correlaciona-los. Foi realizado um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e observações in loco. O instrumento de coleta dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado com 20 (vinte) bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Piauí IFPI, Campus Angical, subprojeto de Matemática, que objetivava analisar as experiências obtidas durante a permanência no programa. Com base nesses dados, buscou-se compreender as contribuições que o PIBID ofereceu na formação desses bolsistas. Constatou, mediante aos questionamentos dos bolsistas que o programa PIBID é de grande importância para a sua formação profissional. Além disso, foi possível identificar alguns fatores que desmotiva o profissional. Portanto, deve se investir em programas dessa natureza que valorize a atuação dos graduandos, incentivando-os a querem a carreira docente como futura profissão, contribuindo com a educação brasileira como mecanismo de transformação social."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA4_ID3982_10072016142032.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ZACARIAS CARVALHO DE ARAÚJO NETO"
    "autor_nome_curto" => "ZACARIAS CARVALHO"
    "autor_email" => "zacariasnetto11@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ-IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pelo Ministério da Educação com objetivo de proporcionar atividades que ajudem os futuros professores no que diz respeito a desenvolverem metodologias de ensino no âmbito da educação. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise das vivências dos bolsistas do PIBID do IFPI, Campus Angical/PI, subprojeto de Matemática, ressaltando a importância dos projetos desenvolvidos nas escolas parceiras para a formação profissional. Para a realização estudo, adotou uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa com enfoque descritivo, que segundo Gil (2008), visa identificar os problemas descritos da realidade e correlaciona-los. Foi realizado um estudo bibliográfico, uma pesquisa de campo e observações in loco. O instrumento de coleta dos dados foi realizado mediante a aplicação de um questionário semiestruturado, aplicado com 20 (vinte) bolsistas do PIBID do Instituto Federal do Piauí IFPI, Campus Angical, subprojeto de Matemática, que objetivava analisar as experiências obtidas durante a permanência no programa. Com base nesses dados, buscou-se compreender as contribuições que o PIBID ofereceu na formação desses bolsistas. Constatou, mediante aos questionamentos dos bolsistas que o programa PIBID é de grande importância para a sua formação profissional. Além disso, foi possível identificar alguns fatores que desmotiva o profissional. Portanto, deve se investir em programas dessa natureza que valorize a atuação dos graduandos, incentivando-os a querem a carreira docente como futura profissão, contribuindo com a educação brasileira como mecanismo de transformação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.