APRENDER FUNÇÃO, ASSIM, É FÁCIL: UMA METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO ATUAL DE FUNÇÃO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20262 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2434 "inscrito_id" => 493 "titulo" => "APRENDER FUNÇÃO, ASSIM, É FÁCIL: UMA METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO ATUAL DE FUNÇÃO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB." "resumo" => """ Este trabalho foi desenvolvido numa escola estadual, situada no Distrito de Catolé de Boa Vista, zona rural de Campina Grande-PB, durante o mês de Julho de 2016, onde nós aplicamos um mini curso sobre funções com atividades do cotidiano procurando mostrar para os alunos que a mesma pode ser bastante interessante. Alem de relacionar os conceitos de funções com o cotidiano dos alunos, utilizando atividades claras e objetivas, exemplos práticos e concretos da sua aplicabilidade, de forma que os alunos vieram a perceber a importância da Matemática e a sua relação existente com o cotidiano, e dessa forma dar uma contribuição para uma aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos, foi o nosso objetivo. No primeiro momento foi aplicado um pré-teste com quatro questões, para avaliar a real situação dos alunos em relação aos conteúdos. A partir daí foi feita uma breve apresentação histórica sobre e conteúdo de funções, suas primeiras definições, seus principais autores, suas áreas de aplicação e a sua importância no dia a dia. No segundo momento propomos aos participantes algumas situações problemas presente no cotidiano do aluno, e através do método de resolução de problema proposto por Polya. Realizada essa etapa aplicamos um pós-teste com quatro questões. Em suma concluímos, o ensino de função pode e deve ser aplicado de uma forma mais clara e objetiva assim propiciando aos nossos alunos um aprendizado mais significativo.\r\n \r\n Palavras - chave: Ensino de função, Problemas do cotidiano; Aplicação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE FUNÇÃO, PROBLEMAS DO COTIDIANO, APLICAÇAO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID493_16082016224212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AÍLTON DINIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AÍLTON" "autor_email" => "ailton_diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20262 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2434 "inscrito_id" => 493 "titulo" => "APRENDER FUNÇÃO, ASSIM, É FÁCIL: UMA METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO ATUAL DE FUNÇÃO NUMA ESCOLA ESTADUAL DE CAMPINA GRANDE-PB." "resumo" => """ Este trabalho foi desenvolvido numa escola estadual, situada no Distrito de Catolé de Boa Vista, zona rural de Campina Grande-PB, durante o mês de Julho de 2016, onde nós aplicamos um mini curso sobre funções com atividades do cotidiano procurando mostrar para os alunos que a mesma pode ser bastante interessante. Alem de relacionar os conceitos de funções com o cotidiano dos alunos, utilizando atividades claras e objetivas, exemplos práticos e concretos da sua aplicabilidade, de forma que os alunos vieram a perceber a importância da Matemática e a sua relação existente com o cotidiano, e dessa forma dar uma contribuição para uma aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos, foi o nosso objetivo. No primeiro momento foi aplicado um pré-teste com quatro questões, para avaliar a real situação dos alunos em relação aos conteúdos. A partir daí foi feita uma breve apresentação histórica sobre e conteúdo de funções, suas primeiras definições, seus principais autores, suas áreas de aplicação e a sua importância no dia a dia. No segundo momento propomos aos participantes algumas situações problemas presente no cotidiano do aluno, e através do método de resolução de problema proposto por Polya. Realizada essa etapa aplicamos um pós-teste com quatro questões. Em suma concluímos, o ensino de função pode e deve ser aplicado de uma forma mais clara e objetiva assim propiciando aos nossos alunos um aprendizado mais significativo.\r\n \r\n Palavras - chave: Ensino de função, Problemas do cotidiano; Aplicação. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE FUNÇÃO, PROBLEMAS DO COTIDIANO, APLICAÇAO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID493_16082016224212.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AÍLTON DINIZ DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AÍLTON" "autor_email" => "ailton_diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }