Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EM CENA A MESA EDUCACIONAL MUNDO DAS DESCOBERTAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) Popularização da Ciência
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21648
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2096
    "inscrito_id" => 11739
    "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EM CENA A MESA EDUCACIONAL MUNDO DAS DESCOBERTAS"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos dos diferentes tempos históricos sempre tiveram como força motriz o desejo de aperfeiçoar aspectos da vida do ser humano. Nessa perspectiva, o uso das tecnologias digitais assumiu na contemporaneidade fator indissociável do campo educacional, num movimento de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na escola por meio de ferramentas e metodologias inovadoras. Essas inovações objetivam, entre outras coisas, incentivar o engajamento dos alunos no cotidiano escolar ao utilizar-se de artefatos próximos da sua realidade semiótica. Porém, nas propostas pedagógicas que objetivam integrar tecnologias digitais faz-se necessário assimilar suas especificidades e potencialidades, prever suas limitações, propor contextualizações e antecipar adequações para cada realidade escolar. Com base numa pesquisa de cunho qualitativo, o presente artigo se propôs a analisar a Mesa Educacional Mundo das Descobertas, recurso tecnológico implantado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Editora Positivo, em turmas de Educação Infantil de uma creche municipal. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam diretamente com esta ferramenta a fim de verificar suas reflexões sobre o uso e relevância pedagógica da mesma. Evidenciou-se que os docentes reconhecem a importância do uso da Mesa Educacional durante o processo de ensino e aprendizagem e percebem que esta tecnologia trabalha diferentes habilidades, como a fala, escrita, além de estimular o raciocínio lógico. Além disso, percebeu-se que as áreas do conhecimento principalmente trabalhadas pela Mesa Educacional foram Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Sociais, abrangendo desta forma as áreas do conhecimento que são requeridas na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11739_15082016204413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STHENIO JOSÉ FERRAZ MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "STHENIO MAGALHÃES"
    "autor_email" => "sthenio@live.com"
    "autor_ies" => "FMGR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21648
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2096
    "inscrito_id" => 11739
    "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EM CENA A MESA EDUCACIONAL MUNDO DAS DESCOBERTAS"
    "resumo" => "Os avanços tecnológicos dos diferentes tempos históricos sempre tiveram como força motriz o desejo de aperfeiçoar aspectos da vida do ser humano. Nessa perspectiva, o uso das tecnologias digitais assumiu na contemporaneidade fator indissociável do campo educacional, num movimento de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na escola por meio de ferramentas e metodologias inovadoras. Essas inovações objetivam, entre outras coisas, incentivar o engajamento dos alunos no cotidiano escolar ao utilizar-se de artefatos próximos da sua realidade semiótica. Porém, nas propostas pedagógicas que objetivam integrar tecnologias digitais faz-se necessário assimilar suas especificidades e potencialidades, prever suas limitações, propor contextualizações e antecipar adequações para cada realidade escolar. Com base numa pesquisa de cunho qualitativo, o presente artigo se propôs a analisar a Mesa Educacional Mundo das Descobertas, recurso tecnológico implantado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Editora Positivo, em turmas de Educação Infantil de uma creche municipal. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam diretamente com esta ferramenta a fim de verificar suas reflexões sobre o uso e relevância pedagógica da mesma. Evidenciou-se que os docentes reconhecem a importância do uso da Mesa Educacional durante o processo de ensino e aprendizagem e percebem que esta tecnologia trabalha diferentes habilidades, como a fala, escrita, além de estimular o raciocínio lógico. Além disso, percebeu-se que as áreas do conhecimento principalmente trabalhadas pela Mesa Educacional foram Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Sociais, abrangendo desta forma as áreas do conhecimento que são requeridas na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11739_15082016204413.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STHENIO JOSÉ FERRAZ MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "STHENIO MAGALHÃES"
    "autor_email" => "sthenio@live.com"
    "autor_ies" => "FMGR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Os avanços tecnológicos dos diferentes tempos históricos sempre tiveram como força motriz o desejo de aperfeiçoar aspectos da vida do ser humano. Nessa perspectiva, o uso das tecnologias digitais assumiu na contemporaneidade fator indissociável do campo educacional, num movimento de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na escola por meio de ferramentas e metodologias inovadoras. Essas inovações objetivam, entre outras coisas, incentivar o engajamento dos alunos no cotidiano escolar ao utilizar-se de artefatos próximos da sua realidade semiótica. Porém, nas propostas pedagógicas que objetivam integrar tecnologias digitais faz-se necessário assimilar suas especificidades e potencialidades, prever suas limitações, propor contextualizações e antecipar adequações para cada realidade escolar. Com base numa pesquisa de cunho qualitativo, o presente artigo se propôs a analisar a Mesa Educacional Mundo das Descobertas, recurso tecnológico implantado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Editora Positivo, em turmas de Educação Infantil de uma creche municipal. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam diretamente com esta ferramenta a fim de verificar suas reflexões sobre o uso e relevância pedagógica da mesma. Evidenciou-se que os docentes reconhecem a importância do uso da Mesa Educacional durante o processo de ensino e aprendizagem e percebem que esta tecnologia trabalha diferentes habilidades, como a fala, escrita, além de estimular o raciocínio lógico. Além disso, percebeu-se que as áreas do conhecimento principalmente trabalhadas pela Mesa Educacional foram Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Sociais, abrangendo desta forma as áreas do conhecimento que são requeridas na Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.