O OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EM CENA A MESA EDUCACIONAL MUNDO DAS DESCOBERTAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21648 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2096 "inscrito_id" => 11739 "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EM CENA A MESA EDUCACIONAL MUNDO DAS DESCOBERTAS" "resumo" => "Os avanços tecnológicos dos diferentes tempos históricos sempre tiveram como força motriz o desejo de aperfeiçoar aspectos da vida do ser humano. Nessa perspectiva, o uso das tecnologias digitais assumiu na contemporaneidade fator indissociável do campo educacional, num movimento de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na escola por meio de ferramentas e metodologias inovadoras. Essas inovações objetivam, entre outras coisas, incentivar o engajamento dos alunos no cotidiano escolar ao utilizar-se de artefatos próximos da sua realidade semiótica. Porém, nas propostas pedagógicas que objetivam integrar tecnologias digitais faz-se necessário assimilar suas especificidades e potencialidades, prever suas limitações, propor contextualizações e antecipar adequações para cada realidade escolar. Com base numa pesquisa de cunho qualitativo, o presente artigo se propôs a analisar a Mesa Educacional Mundo das Descobertas, recurso tecnológico implantado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Editora Positivo, em turmas de Educação Infantil de uma creche municipal. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam diretamente com esta ferramenta a fim de verificar suas reflexões sobre o uso e relevância pedagógica da mesma. Evidenciou-se que os docentes reconhecem a importância do uso da Mesa Educacional durante o processo de ensino e aprendizagem e percebem que esta tecnologia trabalha diferentes habilidades, como a fala, escrita, além de estimular o raciocínio lógico. Além disso, percebeu-se que as áreas do conhecimento principalmente trabalhadas pela Mesa Educacional foram Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Sociais, abrangendo desta forma as áreas do conhecimento que são requeridas na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11739_15082016204413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHENIO JOSÉ FERRAZ MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "STHENIO MAGALHÃES" "autor_email" => "sthenio@live.com" "autor_ies" => "FMGR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21648 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2096 "inscrito_id" => 11739 "titulo" => "O OLHAR DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: EM CENA A MESA EDUCACIONAL MUNDO DAS DESCOBERTAS" "resumo" => "Os avanços tecnológicos dos diferentes tempos históricos sempre tiveram como força motriz o desejo de aperfeiçoar aspectos da vida do ser humano. Nessa perspectiva, o uso das tecnologias digitais assumiu na contemporaneidade fator indissociável do campo educacional, num movimento de potencializar os processos de ensino e aprendizagem na escola por meio de ferramentas e metodologias inovadoras. Essas inovações objetivam, entre outras coisas, incentivar o engajamento dos alunos no cotidiano escolar ao utilizar-se de artefatos próximos da sua realidade semiótica. Porém, nas propostas pedagógicas que objetivam integrar tecnologias digitais faz-se necessário assimilar suas especificidades e potencialidades, prever suas limitações, propor contextualizações e antecipar adequações para cada realidade escolar. Com base numa pesquisa de cunho qualitativo, o presente artigo se propôs a analisar a Mesa Educacional Mundo das Descobertas, recurso tecnológico implantado pela Prefeitura do Recife, em parceria com a Editora Positivo, em turmas de Educação Infantil de uma creche municipal. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes que atuam diretamente com esta ferramenta a fim de verificar suas reflexões sobre o uso e relevância pedagógica da mesma. Evidenciou-se que os docentes reconhecem a importância do uso da Mesa Educacional durante o processo de ensino e aprendizagem e percebem que esta tecnologia trabalha diferentes habilidades, como a fala, escrita, além de estimular o raciocínio lógico. Além disso, percebeu-se que as áreas do conhecimento principalmente trabalhadas pela Mesa Educacional foram Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza e Sociais, abrangendo desta forma as áreas do conhecimento que são requeridas na Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11739_15082016204413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHENIO JOSÉ FERRAZ MAGALHÃES" "autor_nome_curto" => "STHENIO MAGALHÃES" "autor_email" => "sthenio@live.com" "autor_ies" => "FMGR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }