UMA EXPERIÊNCIA A SER VISTA: O SOROBÃ COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22375 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 906 "inscrito_id" => 872 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA A SER VISTA: O SOROBÃ COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => """ A Educação Especial e a Educação Inclusiva têm se tornado temas centrais de estudos em\r\n \r\n diversas áreas. Estes revelam que o cenário da educação brasileira tem se mostrado paradoxal quando\r\n \r\n se compara a teoria da inclusão com a prática em salas de aulas. Sabe-se que o foco de uma\r\n \r\n licenciatura é a de formar professores, mas, preocupa-nos a qualidade com que esses futuros\r\n \r\n profissionais serão formados. Buscamos, então, atrelar o nosso conhecimento literário sobre a\r\n \r\n educação especial e suas nuances com a nossa prática em sala de aula. Notamos que há um grande\r\n \r\n abismo entre saber uma teoria e pô-la em prática e saber uma teoria e buscar vivenciá-la. Acreditamos\r\n \r\n que este segundo segmento seja o mais significativo e mais benéfico à prática docente. Este artigo\r\n \r\n objetiva promover uma reflexão aos (futuros) professores sobre sua prática docente ao se deparar com\r\n \r\n um aluno com deficiência. Optamos por escolher a deficiência visual por esta ser uma das duas mais\r\n \r\n facilmente vistas na sociedade. Também, sabe-se que a área de exatas é uma das principais queixas\r\n \r\n dos deficientes visuais. Para o nosso experimento (aprender a usar o sorobã tal qual um cego o faz),\r\n \r\n contamos com a presença de 10 participantes. Nossa metodologia se deu através da exposição da\r\n \r\n história do sorobã e do ensino de duas das quatro operações básicas matemáticas, a saber: a adição e a\r\n \r\n subtração. Para fazermos esta experiência, contamos como escopo literário alguns autores da área da\r\n \r\n Educação e do Método Científico, descritos nas referências bibliográfica. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, CEGOS, SOROBÃ, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID872_11082016221102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ AMORIM" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22375 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 906 "inscrito_id" => 872 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA A SER VISTA: O SOROBÃ COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE." "resumo" => """ A Educação Especial e a Educação Inclusiva têm se tornado temas centrais de estudos em\r\n \r\n diversas áreas. Estes revelam que o cenário da educação brasileira tem se mostrado paradoxal quando\r\n \r\n se compara a teoria da inclusão com a prática em salas de aulas. Sabe-se que o foco de uma\r\n \r\n licenciatura é a de formar professores, mas, preocupa-nos a qualidade com que esses futuros\r\n \r\n profissionais serão formados. Buscamos, então, atrelar o nosso conhecimento literário sobre a\r\n \r\n educação especial e suas nuances com a nossa prática em sala de aula. Notamos que há um grande\r\n \r\n abismo entre saber uma teoria e pô-la em prática e saber uma teoria e buscar vivenciá-la. Acreditamos\r\n \r\n que este segundo segmento seja o mais significativo e mais benéfico à prática docente. Este artigo\r\n \r\n objetiva promover uma reflexão aos (futuros) professores sobre sua prática docente ao se deparar com\r\n \r\n um aluno com deficiência. Optamos por escolher a deficiência visual por esta ser uma das duas mais\r\n \r\n facilmente vistas na sociedade. Também, sabe-se que a área de exatas é uma das principais queixas\r\n \r\n dos deficientes visuais. Para o nosso experimento (aprender a usar o sorobã tal qual um cego o faz),\r\n \r\n contamos com a presença de 10 participantes. Nossa metodologia se deu através da exposição da\r\n \r\n história do sorobã e do ensino de duas das quatro operações básicas matemáticas, a saber: a adição e a\r\n \r\n subtração. Para fazermos esta experiência, contamos como escopo literário alguns autores da área da\r\n \r\n Educação e do Método Científico, descritos nas referências bibliográfica. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, CEGOS, SOROBÃ, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID872_11082016221102.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAYNÁ MARIA AMORIM MONTEIRO XAVIER" "autor_nome_curto" => "TAYNÁ AMORIM" "autor_email" => "tayna.mamx@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }