A PRÁTICA DA LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O HÁBITO DE LER DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO/PI
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20023 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O HÁBITO DE LER DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO/PI" "resumo" => "A leitura é considerada como um mecanismo de compreensão do pensamento humano, não limitando-se apenas à decifração e decodificação de sinais gráficos, mas como um instrumento mediador na construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de leitura e a relevância da prática de ler para a construção do conhecimento na realidade dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e quantitativa, ou seja, um método misto, para atender não apenas a análise interpretativa dos fenômenos obtidos, mas, apresentar e discutir os dados quantitativos, numéricos, que a compõem. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, observação in loco, e como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário semiestruturado a 34 (trinta e quatro) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Floriano/PI. Como resultados, vimos que a leitura é uma importante ferramenta capaz de promover um crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades que irão preparar os alunos para a vida social e acadêmica, porém, muitos alunos da escola campo de pesquisa não têm o hábito da leitura, ainda não despertaram o senso sobre a importância dessa prática para a sua vida acadêmica e pessoal. Entendemos que, embora, considerando os incentivos de familiares e professores para o ato de ler, tornam-se necessárias algumas intervenções por parte da escola, como: oficinas de leitura, visitas à bibliotecas, desenvolvimento de projetos envolvendo a prática da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "A PRÁTICA DA LEITURA, CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID3891_11082016132958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON LOPES DOS SANTOS FREITAS" "autor_nome_curto" => "WANDERSON LOPES" "autor_email" => "wandersonlopes_21@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20023 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 856 "inscrito_id" => 3891 "titulo" => "A PRÁTICA DA LEITURA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O HÁBITO DE LER DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE FLORIANO/PI" "resumo" => "A leitura é considerada como um mecanismo de compreensão do pensamento humano, não limitando-se apenas à decifração e decodificação de sinais gráficos, mas como um instrumento mediador na construção do conhecimento. O presente artigo tem como objetivo conhecer os hábitos de leitura e a relevância da prática de ler para a construção do conhecimento na realidade dos alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública em Floriano/PI. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e quantitativa, ou seja, um método misto, para atender não apenas a análise interpretativa dos fenômenos obtidos, mas, apresentar e discutir os dados quantitativos, numéricos, que a compõem. Realizou-se inicialmente uma pesquisa bibliográfica, observação in loco, e como instrumento de coleta de dados, a aplicação de um questionário semiestruturado a 34 (trinta e quatro) alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública situada na cidade de Floriano/PI. Como resultados, vimos que a leitura é uma importante ferramenta capaz de promover um crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades que irão preparar os alunos para a vida social e acadêmica, porém, muitos alunos da escola campo de pesquisa não têm o hábito da leitura, ainda não despertaram o senso sobre a importância dessa prática para a sua vida acadêmica e pessoal. Entendemos que, embora, considerando os incentivos de familiares e professores para o ato de ler, tornam-se necessárias algumas intervenções por parte da escola, como: oficinas de leitura, visitas à bibliotecas, desenvolvimento de projetos envolvendo a prática da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "A PRÁTICA DA LEITURA, CONTEXTO ESCOLAR DE ENSINO MÉDIO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID3891_11082016132958.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WANDERSON LOPES DOS SANTOS FREITAS" "autor_nome_curto" => "WANDERSON LOPES" "autor_email" => "wandersonlopes_21@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }