Resumo: A dança é um dos conteúdos curriculares menos ensinados nas aulas de Educação Física. De uma forma geral, muitos professores/as dizem ter dificuldade de ensinar, além disso, esse não é o tema preferido pela maioria dos/as alunos/as. Esta comunicação objetiva apresentar o resultado de uma intervenção com dança feita por discentes participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, do curso de Educação Física, do Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. O trabalho foi realizado com alunos de ambos os sexos, pertencentes à segunda fase do ensino fundamental (7º ao 8º anos), com idades entre 11 a 15 anos. As intervenções aconteceram na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Anayde Beiriz, localizada na cidade de João Pessoa/PB, no turno da manhã, sendo dois encontros semanais, com duração de 40 minutos. O método de procedimento foi o colaborativo, sendo desenvolvido em quatro fases distintas: estudo do contexto escolar e do grupo participante, aprofundamento do conhecimento sobre dança, planejamento, prática e avaliação do processo de ensino aprendizagem. Conclui-se que as intervenções sobre o tema dança nas aulas de Educação Física contribuíram com a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, ampliando o conhecimento do grupo sobre essa temática, particularmente a dança folclórica.