O USO DE VÍDEOS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21779 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 7210 "titulo" => "O USO DE VÍDEOS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Atualmente novos desafios se apresentam aos educadores, uma vez que a globalização de informações atinge toda a sociedade. Ao se tratar de desafios em sala de aula, destaca-se aqueles enfrentados para direcionar ações que melhore as condições de vida no mundo: o meio ambiente. Com a chegada da internet, os vídeos e as animações on line fizeram com que os alunos pudessem despertar sua criatividade diante dos fatos. Assim, o presente trabalho visou trabalhar na escola Jadihel Carvalho as questões ambientais da cidade de Caxias-MA a partir de vídeos e animações educativas como meio de sensibilizar o alunado sobre impactos ambientais gerados na cidade a partir de ações inadequadas da população. A pesquisa foi realizada com 3 turmas de 5º ano do ensino fundamental da escola já citada, com a aplicação de dois questionários (sondagem e pós-pesquisa), aulas ministradas, exibição de vídeos educativos e produções textuais sobre Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que 93% a 100% dos alunos acreditam que o uso de vídeos educativos em sala de aula auxilia no desenvolvimento de sua criatividade e através dele o ensino fica bem mais proveitoso, além de aumentar a concentração dos mesmos. Porém, cerca de 14% a 40% dos alunos afirmaram que ainda deixa muito a desejar porque nem sempre é explicado o contexto do vídeo abordado, apenas são colocados para passar o tempo. Mas 86% a 100% dos alunos afirmaram ter compreendido o assunto abordado a partir dos vídeos trabalhados e indicam o método para ser utilizado em outras disciplinas. Conclui-se que os recursos audiovisuais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem do aluno, contribuindo para sua formação integral, pois os vídeos educativos quando escolhidos de forma interligada com a realidade abordada nos assuntos da sala de aula pode despertar no aluno habilidades e perspectivas de pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VÍDEOS EDUCATIVOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID7210_12082016221717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES" "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21779 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1024 "inscrito_id" => 7210 "titulo" => "O USO DE VÍDEOS COMO INSTRUMENTOS DIDÁTICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "resumo" => "Atualmente novos desafios se apresentam aos educadores, uma vez que a globalização de informações atinge toda a sociedade. Ao se tratar de desafios em sala de aula, destaca-se aqueles enfrentados para direcionar ações que melhore as condições de vida no mundo: o meio ambiente. Com a chegada da internet, os vídeos e as animações on line fizeram com que os alunos pudessem despertar sua criatividade diante dos fatos. Assim, o presente trabalho visou trabalhar na escola Jadihel Carvalho as questões ambientais da cidade de Caxias-MA a partir de vídeos e animações educativas como meio de sensibilizar o alunado sobre impactos ambientais gerados na cidade a partir de ações inadequadas da população. A pesquisa foi realizada com 3 turmas de 5º ano do ensino fundamental da escola já citada, com a aplicação de dois questionários (sondagem e pós-pesquisa), aulas ministradas, exibição de vídeos educativos e produções textuais sobre Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que 93% a 100% dos alunos acreditam que o uso de vídeos educativos em sala de aula auxilia no desenvolvimento de sua criatividade e através dele o ensino fica bem mais proveitoso, além de aumentar a concentração dos mesmos. Porém, cerca de 14% a 40% dos alunos afirmaram que ainda deixa muito a desejar porque nem sempre é explicado o contexto do vídeo abordado, apenas são colocados para passar o tempo. Mas 86% a 100% dos alunos afirmaram ter compreendido o assunto abordado a partir dos vídeos trabalhados e indicam o método para ser utilizado em outras disciplinas. Conclui-se que os recursos audiovisuais podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem do aluno, contribuindo para sua formação integral, pois os vídeos educativos quando escolhidos de forma interligada com a realidade abordada nos assuntos da sala de aula pode despertar no aluno habilidades e perspectivas de pesquisa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VÍDEOS EDUCATIVOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID7210_12082016221717.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA OLIVEIRA CHAVES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA CHAVES" "autor_email" => "jessica.chaves461@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO- IFMA CAMPUS CAXIAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }