Através de discussões realizadas em sala, na disciplina de Educação Especial, percebemos o desconhecimento do que seria de fato uma criança com Superdotação/Altas habilidades. Muitas pessoas não sabem que a superdotação/Altas Habilidades se enquadram dentro da Educação Especial e por quais motivos a mesma está inserida nesse grupo seleto de indivíduos. Por desconhecermos as características especiais deste grupo é que não conseguimos identificar os alunos que apresentam Superdotação/Altas Habilidades, assim, em sua maioria, as crianças são identificadas e pré-diagnosticadas com outros sintomas e confundidas principalmente com hiperatividade, dislexia, déficit de atenção e outros transtornos de aprendizagem, quando na verdade necessitavam de apoio para que suas potencialidades fossem desenvolvidas. A metodologia deu-se à partir de uma pesquisa bibliográfica realizado no GT 15 (Educação Especial) das reuniões da ANPEd- Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, sendo observado os trabalhos apresentados entre a 27ª reunião e a 37ª reunião, com a temática Superdotação/Altas habilidades. Neste viés metodológico, nos deteremos apenas a esta metodologia por se tratar ainda de uma experiência de inquietações primeiras. Tendo a finalidade de compreender como se encontra a produção acadêmica acerca deste tema, gostaríamos de saber em que perspectivas esses trabalhos estão sendo elaborados, pois, sabemos da importância de se investir no campo científico para que o conhecimento seja disseminado e essa temática mais discutida nas universidades, escolas e demais campos de interesse educacional. Contribuindo assim, para que o professor desenvolva um melhor trabalho em sala, reconhecendo e identificando as necessidades dos superdotados, a fim de ajudá-los.