As vitaminas são componentes alimentais de suma importância no metabolismo humano, sendo seu consumo imprescindível para o bom funcionamento do organismo e aporte energético. Esse trabalho teve como objetivo relatar uma proposta pedagógica em que abordou-se conceitos sobre vitaminas como mecanismo para o ensino de Ciências, em uma turma do 8° ano do ensino fundamental da Escola Estadual Milton da Costa Ferreira situada no município de Jaciara-MT. A metodologia de ensino adotada buscou uma aproximação entre o conhecimento teórico com a realidade dos alunos através de atividade experimental, contrapondo com as hipóteses levantadas e dando consistência na aprendizagem. Para tanto, realizou-se intervenção pedagógica sobre a temática vitaminas, que consistiu na verificação de conhecimentos prévios dos alunos, aplicação de aula expositiva e dialogada, desenvolvimento de atividade prática, no intuito de verificar a construção do conhecimento por parte dos discentes. Após o estudo, percebeu-se que os alunos tinham conhecimento sobre as vitaminas, no entanto sem saber seus conceitos, classificações e demais funções. Porém com as atividades propostas, observou-se que os estudantes conseguiram compreender melhor os conceitos referentes a estes nutrientes, bem como relacioná-los com o seu dia-a-dia (contextualização). Com a realização da atividade experimental, permitiu que os educandos tornassem sujeitos do processo da sua própria construção do conhecimento.