Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUXÍLIO FINANCEIRO E CURSOS DE LICENCIATURA: QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO INSTITUCIONAL, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS. Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20407
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 5113
    "titulo" => "AUXÍLIO FINANCEIRO E CURSOS DE LICENCIATURA: QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?"
    "resumo" => "O trabalho que aqui apresentamos revela dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possíveis contribuições para a formação inicial, seja por meio de auxílios disponibilizados aos licenciandos mediante o pagamento de bolsas e/ou seja por meio do trabalho desenvolvido no interior dos cursos. Com esse intuito, durante o ano de 2014 aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados na disciplina de Didática, oferecida pela Faculdade de Educação de uma universidade federal localizada no Sudeste do Brasil. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados, aplicado por parte da equipe de pesquisa durante as aulas de Didática e formado por questões organizadas em três blocos: a) Identificação – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem, entre outras; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência; c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações que emergiram foram descritas, comparadas, categorizadas e analisadas em sintonia com o referencial teórico selecionado. Os resultados indicam dificuldades financeiras aliadas à falta de apoio institucional para o desenvolvimento dos estudos; identificação da Faculdade de Educação como lócus que privilegia o estudo de temas ligados à profissão docente; dissociação entre teoria e prática, como uma das insuficiências das próprias licenciaturas. Esses e os demais dados que emergiram nos ajudaram a iniciar a composição de um banco de dados relacionado à temática investigada e assim melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO INSTITUCIONAL, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5113_09082016201640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILSON LAURI PEREIRA DE MENEZES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "GILSON LAURI JR"
    "autor_email" => "gilsonlaurijunior@id.uff."
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20407
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 757
    "inscrito_id" => 5113
    "titulo" => "AUXÍLIO FINANCEIRO E CURSOS DE LICENCIATURA: QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?"
    "resumo" => "O trabalho que aqui apresentamos revela dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possíveis contribuições para a formação inicial, seja por meio de auxílios disponibilizados aos licenciandos mediante o pagamento de bolsas e/ou seja por meio do trabalho desenvolvido no interior dos cursos. Com esse intuito, durante o ano de 2014 aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados na disciplina de Didática, oferecida pela Faculdade de Educação de uma universidade federal localizada no Sudeste do Brasil. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados, aplicado por parte da equipe de pesquisa durante as aulas de Didática e formado por questões organizadas em três blocos: a) Identificação – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem, entre outras; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência; c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações que emergiram foram descritas, comparadas, categorizadas e analisadas em sintonia com o referencial teórico selecionado. Os resultados indicam dificuldades financeiras aliadas à falta de apoio institucional para o desenvolvimento dos estudos; identificação da Faculdade de Educação como lócus que privilegia o estudo de temas ligados à profissão docente; dissociação entre teoria e prática, como uma das insuficiências das próprias licenciaturas. Esses e os demais dados que emergiram nos ajudaram a iniciar a composição de um banco de dados relacionado à temática investigada e assim melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO INSTITUCIONAL, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5113_09082016201640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILSON LAURI PEREIRA DE MENEZES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "GILSON LAURI JR"
    "autor_email" => "gilsonlaurijunior@id.uff."
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O trabalho que aqui apresentamos revela dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possíveis contribuições para a formação inicial, seja por meio de auxílios disponibilizados aos licenciandos mediante o pagamento de bolsas e/ou seja por meio do trabalho desenvolvido no interior dos cursos. Com esse intuito, durante o ano de 2014 aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados na disciplina de Didática, oferecida pela Faculdade de Educação de uma universidade federal localizada no Sudeste do Brasil. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados, aplicado por parte da equipe de pesquisa durante as aulas de Didática e formado por questões organizadas em três blocos: a) Identificação – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem, entre outras; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência; c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações que emergiram foram descritas, comparadas, categorizadas e analisadas em sintonia com o referencial teórico selecionado. Os resultados indicam dificuldades financeiras aliadas à falta de apoio institucional para o desenvolvimento dos estudos; identificação da Faculdade de Educação como lócus que privilegia o estudo de temas ligados à profissão docente; dissociação entre teoria e prática, como uma das insuficiências das próprias licenciaturas. Esses e os demais dados que emergiram nos ajudaram a iniciar a composição de um banco de dados relacionado à temática investigada e assim melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.