AUXÍLIO FINANCEIRO E CURSOS DE LICENCIATURA: QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20407 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 757 "inscrito_id" => 5113 "titulo" => "AUXÍLIO FINANCEIRO E CURSOS DE LICENCIATURA: QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?" "resumo" => "O trabalho que aqui apresentamos revela dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possíveis contribuições para a formação inicial, seja por meio de auxílios disponibilizados aos licenciandos mediante o pagamento de bolsas e/ou seja por meio do trabalho desenvolvido no interior dos cursos. Com esse intuito, durante o ano de 2014 aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados na disciplina de Didática, oferecida pela Faculdade de Educação de uma universidade federal localizada no Sudeste do Brasil. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados, aplicado por parte da equipe de pesquisa durante as aulas de Didática e formado por questões organizadas em três blocos: a) Identificação – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem, entre outras; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência; c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações que emergiram foram descritas, comparadas, categorizadas e analisadas em sintonia com o referencial teórico selecionado. Os resultados indicam dificuldades financeiras aliadas à falta de apoio institucional para o desenvolvimento dos estudos; identificação da Faculdade de Educação como lócus que privilegia o estudo de temas ligados à profissão docente; dissociação entre teoria e prática, como uma das insuficiências das próprias licenciaturas. Esses e os demais dados que emergiram nos ajudaram a iniciar a composição de um banco de dados relacionado à temática investigada e assim melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO INSTITUCIONAL, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5113_09082016201640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON LAURI PEREIRA DE MENEZES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GILSON LAURI JR" "autor_email" => "gilsonlaurijunior@id.uff." "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20407 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 757 "inscrito_id" => 5113 "titulo" => "AUXÍLIO FINANCEIRO E CURSOS DE LICENCIATURA: QUAIS SÃO AS CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?" "resumo" => "O trabalho que aqui apresentamos revela dados de uma pesquisa que teve por objetivo identificar possíveis contribuições para a formação inicial, seja por meio de auxílios disponibilizados aos licenciandos mediante o pagamento de bolsas e/ou seja por meio do trabalho desenvolvido no interior dos cursos. Com esse intuito, durante o ano de 2014 aplicamos um questionário junto aos alunos matriculados na disciplina de Didática, oferecida pela Faculdade de Educação de uma universidade federal localizada no Sudeste do Brasil. O questionário foi formulado em acordo com os objetivos delineados, aplicado por parte da equipe de pesquisa durante as aulas de Didática e formado por questões organizadas em três blocos: a) Identificação – Envolve indagações relativas aos dados pessoais dos participantes, tais como nome, endereço, telefone/e-mail e escola de origem, entre outras; b) A opção pelo curso e a formação para a docência - Enfoca os motivos pelos quais os respondentes optaram pelo curso de licenciatura nos quais estão matriculados e o modo como avaliam a formação inicial, tendo em vista o ingresso na docência; c) Perspectivas profissionais – Propõe perguntas relacionadas às expectativas profissionais dos respondentes, especialmente aquelas ligadas ao magistério, dentre as quais destacamos a intenção ou o desinteresse por este campo profissional, suas preocupações e dúvidas relativas a esta temática. As informações que emergiram foram descritas, comparadas, categorizadas e analisadas em sintonia com o referencial teórico selecionado. Os resultados indicam dificuldades financeiras aliadas à falta de apoio institucional para o desenvolvimento dos estudos; identificação da Faculdade de Educação como lócus que privilegia o estudo de temas ligados à profissão docente; dissociação entre teoria e prática, como uma das insuficiências das próprias licenciaturas. Esses e os demais dados que emergiram nos ajudaram a iniciar a composição de um banco de dados relacionado à temática investigada e assim melhor compreender e atuar na realidade com a qual nos defrontamos como professores/formadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO INSTITUCIONAL, AVALIAÇÃO DAS LICENCIATURAS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5113_09082016201640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON LAURI PEREIRA DE MENEZES JUNIOR" "autor_nome_curto" => "GILSON LAURI JR" "autor_email" => "gilsonlaurijunior@id.uff." "autor_ies" => "UFF" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }