O presente estudo se propõe a investigar as concepções de área dos estudantes do Ensino Médio de uma escola do município de Surubim-PE e quais as estratégias utilizadas na resolução de problemas diversos sobre o tema, a fim de compreender, a partir das respostas dadas pelos alunos, como se dava o seu raciocínio geométrico de área. Destaca-se o papel da análise do erro como importante indicador acerca do processo de ensino e aprendizagem bem como as orientações de alguns documentos curriculares nacionais acerca do ensino de área no Ensino Médio. Para isso, foram aplicados questionários com sete problemas que envolviam diversas abordagens do componente curricular área à alunos da 1ª série do Ensino Médio. No entanto, para efeito de análise, escolhemos apenas três das sete questões por acreditarmos serem estas as que apresentaram resultados substancialmente importantes para a nossa discussão. A análise dos dados ocorreu de duas maneiras: qualitativa, na qual verificaram-se as estratégias e os tipos de respostas utilizadas pelos alunos para resolver esses problemas sobre área e de forma quantitativa através da classificação proposta por Pessoa (2009). Pudemos verificar que apesar de muitos deles saberem responder problemas que envolvam o cálculo de área, não conseguem explicar aquilo que se calcula. Nessa perspectiva de resolução de problemas envolvendo o conceito de área, foi possível verificar que cada aluno apresenta uma estratégia diferenciada para resolver cada situação e, sendo assim, apesar dos erros apresentados, não se deve afirmar que não houve aprendizagem, mas sim falha no desenvolvimento de alguma(s) habilidade(s). Além disso, aponta-se o papel da representação cotidiana de conceitos matemáticos como forte indicador de bons resultados.