Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RODA DE CONVERSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUAL O SENTIDO DA SUA PRÁTICA?

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar qual o sentido da roda de conversa na Educação Infantil, discutindo como ela tem se consolidado como um dos vários mecanismos de organização do trabalho pedagógico, através da possibilidade que as crianças têm de ampliar seus saberes e conhecimentos das diversas naturezas. Nesse sentido, abordaremos desde a educação infantil, destacando como ela passou a ser reconhecida nacionalmente como dever do estado, e como essa concepção reflete nas práticas cotidianas da escola, no sentido de fortalecer as práticas mediadoras que irão promover a aprendizagem das crianças, até o que é a roda de conversa e como está organizada sua estrutura, dando ênfase a algumas das atividades observadas durante a pesquisa de campo realizada em uma creche escola da rede municipal de ensino de São Luís, vivência da disciplina Estágio em Gestão do Trabalho Docente, promovida pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, durante o segundo semestre de 2015. Recorreu-se para isso, a pesquisa bibliográfica a fim de fundamentar nossas observações e achar algumas respostas para os questionamentos que tivemos durante a observação. Considerando que buscamos entender como tem se configurado o momento da roda de conversa na educação infantil e qual tem sido sua significação no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, e para a criança, nossa análise apontou a necessidade de potencializar o momento da roda de conversa, viabilizando a interação entre as crianças, permitindo-lhes sua expressão e manifestação, entendendo o quanto é importante essa troca de experiências através de atividades que tenham sentido para elas.

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