A formação docente que busca excelência constrói-se num movimento contínuo de ação- reflexão-ação, alicerçada em bases teóricas sólidas em que haja uma estreita relação entre a teoria e a prática para que, desde o início da sua formação, o licenciando, possa ter uma visão real e mais próxima possível do ambiente no qual irá atuar profissionalmente. Uma forma de promover a relação entre o que é ensinado na academia e o que o futuro docente vivenciará em sua realidade profissional é fazer a contextualização do conhecimento e relacioná-lo com o cotidiano escolar. Nesse sentido, é mister oportunizar a participação e o envolvimento do licenciando em projetos de pesquisa e extensão, pois isto enriquece o ensino dando-lhe vida, sentido e significado e são alicerces fundamentais para o desenvolvimento da instituição e consequentemente da sociedade. O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica realizada no Colégio Municipal Professora Delce Horta Delgado localizado na cidade de Volta Redonda a partir de uma parceria estabelecida entre a instituição escolar e o Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda. Devido à dificuldade de muitos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio em resolverem questões de Física que envolvem conceitos matemáticos, o colégio solicitou a colaboração do campus para realizar um acompanhamento desses estudantes. A partir desta demanda foi elaborado e executado um projeto de extensão denominado “Recuperação de Conteúdos em Física” que ocorreu no período de abrangência do final do primeiro bimestre ao fim do segundo bimestre escolar de 2016. Assim, a parceria envolveu os alunos do 5º e 6º períodos da Licenciatura em Física do campus com o objetivo de auxiliar os estudantes do Ensino Médio a sanar suas dúvidas. Participaram deste projeto seis acadêmicos da Licenciatura em Física e 28 alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio. O que começou como uma ação extensionista culminou como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório tipo estudo de caso, tendo como instrumento para a coleta de dados a aplicação de um questionário antes e depois da execução do projeto de extensão para ter-se uma visão do alcance do projeto junto aos alunos do Ensino Médio e aos da licenciatura.