Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA PERSPECTIVA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGOCA DIFERENCIADA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19823 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 9353 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA PERSPECTIVA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGOCA DIFERENCIADA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem desdobramento no percurso de vida do profissional, tornando-se vitalícia, principalmente, a docência que necessita de busca constante de conhecimentos, tendo em vista a especificidade de suas ações, pois trabalha com sujeitos sociais cognoscentes, com características peculiares, necessitando estar em comunhão de ideias com outros sujeitos, para nessa ação interativa socializar saberes e agregar valores, atitudes e competências. Portanto, esse trabalho tem por objetivo, traçar o perfil do professor universitário, desvelando os pontos de estrangulamento, ou seja, as defasagens de conhecimentos teórico-prático-metodológicos e tecnológicos, para fazer frente às necessidades formativas do momento atual, que requer profissionais com visão do todo e das partes que o compõem. A metodologia adotada se constitui de pesquisa bibliográfica e de entrevista junto a uma amostra representativa de professores da instituição cenário da investigação em pauta. Os resultados alcançados se destacam os que seguem a faixa de oportunidade formação em trabalho em que estratégias de intervenção no ensino sejam vivenciadas na prática pedagógica e social, ou seja, visualizem a teoria e sua aplicabilidade na ação docente: falta de recursos didáticos, bem como de recursos audiovisuais, inexistência de ações em parcerias dentro do curso, bem como envolvimento dos gestores, que se mantém à distância emitindo ordens a serem cumpridas, ou seja, trabalham “para” e não “como” os docentes. Dentre os autores selecionados se destacam: Fazenda (2000); Ludke (2003), Perrenoud (1993); Pimenta (1997); Tardif (2002); Tavares (2003); Zeichner (1993).A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem de """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9353_15082016163520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MARIA TELES COUTINHO" "autor_nome_curto" => "REGINA TELES" "autor_email" => "reteles2008@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19823 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 9353 "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA PERSPECTIVA DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGOCA DIFERENCIADA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem desdobramento no percurso de vida do profissional, tornando-se vitalícia, principalmente, a docência que necessita de busca constante de conhecimentos, tendo em vista a especificidade de suas ações, pois trabalha com sujeitos sociais cognoscentes, com características peculiares, necessitando estar em comunhão de ideias com outros sujeitos, para nessa ação interativa socializar saberes e agregar valores, atitudes e competências. Portanto, esse trabalho tem por objetivo, traçar o perfil do professor universitário, desvelando os pontos de estrangulamento, ou seja, as defasagens de conhecimentos teórico-prático-metodológicos e tecnológicos, para fazer frente às necessidades formativas do momento atual, que requer profissionais com visão do todo e das partes que o compõem. A metodologia adotada se constitui de pesquisa bibliográfica e de entrevista junto a uma amostra representativa de professores da instituição cenário da investigação em pauta. Os resultados alcançados se destacam os que seguem a faixa de oportunidade formação em trabalho em que estratégias de intervenção no ensino sejam vivenciadas na prática pedagógica e social, ou seja, visualizem a teoria e sua aplicabilidade na ação docente: falta de recursos didáticos, bem como de recursos audiovisuais, inexistência de ações em parcerias dentro do curso, bem como envolvimento dos gestores, que se mantém à distância emitindo ordens a serem cumpridas, ou seja, trabalham “para” e não “como” os docentes. Dentre os autores selecionados se destacam: Fazenda (2000); Ludke (2003), Perrenoud (1993); Pimenta (1997); Tardif (2002); Tavares (2003); Zeichner (1993).A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem de """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID9353_15082016163520.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "REGINA MARIA TELES COUTINHO" "autor_nome_curto" => "REGINA TELES" "autor_email" => "reteles2008@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

RESUMO A formação profissional, em muitos cursos, tem início nas licenciaturas e bacharelados, denominadas de formação inicial por se entender que essa formação tem desdobramento no percurso de vida do profissional, tornando-se vitalícia, principalmente, a docência que necessita de busca constante de conhecimentos, tendo em vista a especificidade de suas ações, pois trabalha com sujeitos sociais cognoscentes, com características peculiares, necessitando estar em comunhão de ideias com outros sujeitos, para nessa ação interativa socializar saberes e agregar valores, atitudes e competências. Portanto, esse trabalho tem por objetivo, traçar o perfil do professor universitário, desvelando os pontos de estrangulamento, ou seja, as defasagens de conhecimentos teórico-prático-metodológicos e tecnológicos, para fazer frente às necessidades formativas do momento atual, que requer profissionais com visão do todo e das partes que o compõem. A metodologia adotada se constitui de pesquisa bibliográfica e de entrevista junto a uma amostra representativa de professores da instituição cenário da investigação em pauta. Os resultados alcançados se destacam os que seguem a faixa de oportunidade formação em trabalho em que estratégias de intervenção no ensino sejam vivenciadas na prática pedagógica e social, ou seja, visualizem a teoria e sua aplicabilidade na ação docente: falta de recursos didáticos, bem como de recursos audiovisuais, inexistência de ações em parcerias dentro do curso, bem como envolvimento dos gestores, que se mantém à distância emitindo ordens a serem cumpridas, ou seja, trabalham “para” e não “como” os docentes. Dentre os autores selecionados se destacam: Fazenda (2000); Ludke (2003), Perrenoud (1993); Pimenta (1997); Tardif (2002); Tavares (2003); Zeichner (1993).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.