Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS POR DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: VÍDEO DIGITAL, CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO, ENSINO DE CIENCIAS Comunicação Oral (CO) Educação, Mídia e Comunicação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 19717
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 5001
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS POR DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo do mestrado em Educação matemática e tecnológica da Universidade de Pernambuco, está em fase de finalização e análise dos dados. Realizada com alunos do 9º ano em uma Escola Estadual situada em Itapissuma-PE. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública traz contribuições para a expansão do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Os objetivos específicos se desdobraram em analisar a construção dos conhecimentos contextualizados no ensino de ciências através do vídeo digital. Tendo como problemática o seguinte questionamento: Que contribuições podem trazer a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências? A produção audiovisual possui toda uma narrativa e proposta pedagógica que facilita o trabalho docente quando usando e forma interdisciplinar. O vídeo digital está cada vez mais presente no cotidiano dos adolescentes. E a escola vem sendo muito importante no processo de estimular a produção audiovisual através das tecnologias digitais. Com isso, os discentes utilizam esse novo paradigma como fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Alunos, realizadores, aprendizes e coautores na elaboração do vídeo, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, divulgando e participando de debates junto à comunidade. Sendo os mesmos construíram e expandiram os conhecimentos, contextualizando assim o tema proposto no ensino de ciências"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "VÍDEO DIGITAL, CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO, ENSINO DE CIENCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5001_06062016224319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIEIRA"
    "autor_email" => "sebastianfacig@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 19717
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 5001
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS POR DISCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA EXPANSÃO DO CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo do mestrado em Educação matemática e tecnológica da Universidade de Pernambuco, está em fase de finalização e análise dos dados. Realizada com alunos do 9º ano em uma Escola Estadual situada em Itapissuma-PE. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública traz contribuições para a expansão do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Os objetivos específicos se desdobraram em analisar a construção dos conhecimentos contextualizados no ensino de ciências através do vídeo digital. Tendo como problemática o seguinte questionamento: Que contribuições podem trazer a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências? A produção audiovisual possui toda uma narrativa e proposta pedagógica que facilita o trabalho docente quando usando e forma interdisciplinar. O vídeo digital está cada vez mais presente no cotidiano dos adolescentes. E a escola vem sendo muito importante no processo de estimular a produção audiovisual através das tecnologias digitais. Com isso, os discentes utilizam esse novo paradigma como fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Alunos, realizadores, aprendizes e coautores na elaboração do vídeo, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, divulgando e participando de debates junto à comunidade. Sendo os mesmos construíram e expandiram os conhecimentos, contextualizando assim o tema proposto no ensino de ciências"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação"
    "palavra_chave" => "VÍDEO DIGITAL, CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO, ENSINO DE CIENCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID5001_06062016224319.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:05"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SEBASTIÃO DA SILVA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "VIEIRA"
    "autor_email" => "sebastianfacig@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Essa pesquisa trata-se de uma pesquisa de campo do mestrado em Educação matemática e tecnológica da Universidade de Pernambuco, está em fase de finalização e análise dos dados. Realizada com alunos do 9º ano em uma Escola Estadual situada em Itapissuma-PE. O objetivo geral da pesquisa é analisar se a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública traz contribuições para a expansão do conhecimento contextualizado no ensino de ciências. Os objetivos específicos se desdobraram em analisar a construção dos conhecimentos contextualizados no ensino de ciências através do vídeo digital. Tendo como problemática o seguinte questionamento: Que contribuições podem trazer a produção de vídeos digitais por discentes de uma escola pública para a construção do conhecimento contextualizado no ensino de ciências? A produção audiovisual possui toda uma narrativa e proposta pedagógica que facilita o trabalho docente quando usando e forma interdisciplinar. O vídeo digital está cada vez mais presente no cotidiano dos adolescentes. E a escola vem sendo muito importante no processo de estimular a produção audiovisual através das tecnologias digitais. Com isso, os discentes utilizam esse novo paradigma como fonte de pesquisa e produção de conhecimento. Alunos, realizadores, aprendizes e coautores na elaboração do vídeo, planejando a produção, o “roteiro”, acompanhando a montagem, divulgando e participando de debates junto à comunidade. Sendo os mesmos construíram e expandiram os conhecimentos, contextualizando assim o tema proposto no ensino de ciências

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.