Nas últimas décadas muito se tem discutido sobre a formação de professores no Brasil. Com a construção da base nacional comum curricular, investigar os modelos de formação de professores em países referência em educação é importante para o repensar a formação docente no país. Assim este trabalho pretende fazer uma comparação entre os modelos de formação de professores nesses países utilizando como parâmetro os resultados do PISA (2000 a 2012), e a formação de professores no Brasil através de uma pesquisa exploratória. Para coleta de dados utilizou-se documentos e sites da OECD, dos ministérios e departamentos de educação de sete países: Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Finlândia, Canadá, Coreia do Sul e Japão. Para selecioná-los foram utilizados três critérios: Países membros da OCDE, países que tenham participado de todas as edições do PISA, países cuja média na avaliação PISA tenha sido igual ou acima da média da OCDE. Verificou-se que o modelo de formação de professores nestes países é bem diferente do adotado no Brasil. Não existe cursos de licenciatura. Os futuros professores têm como formação inicial um bacharelado em educação ou área específica e devem complementá-la com cursos de pós-graduação na área de educação. Observou-se ainda que a escola é parte importante na formação docente, o que não acontece no Brasil e que valorização em termos de salário e qualidade na formação é uma preocupação nestes países. Apesar de não podermos comparar os modelos diretamente, podemos adaptar algumas ideias que podem contribuir para melhorar a qualidade da formação docente no Brasil.