Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR EM TURISMO, TEORIAS PSICOLÓGICAS, BRASIL Comunicação Oral (CO) Fundamentos da Educação
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22146
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 8051
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS"
    "resumo" => "As teorias psicológicas têm contribuído para a educação na medida em que seus diferentes enfoques corroboram para melhor compreender como ocorrem os processos que intervém em uma circunstância educativa qualquer. Este ensaio tem por objetivo fazer reflexão sobre as práticas de ensino/ aprendizagem no ensino superior em turismo no Brasil, para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico explicando como tem ocorrido tal processo no país, tendo como aporte as teorias psicológicas que influenciaram e influenciam esse processo. Ao final, conclui-se que os processos de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos às vezes têm ocorrido na perspectiva do saber fazer, com uma supervalorização do como fazer se aproximando do condutismo e, em outros momentos, tem-se constatado a questão do saber pensar, de formar um indivíduo crítico, reflexivo se aproximando da teoria cognitiva de Bruner."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR EM TURISMO, TEORIAS PSICOLÓGICAS, BRASIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID8051_25072016092554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA DE HOLANDA MELO PERES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA PERE"
    "autor_email" => "rita_peres@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22146
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 427
    "inscrito_id" => 8051
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL SOB O ENFOQUE DAS TEORIAS PSICOLÓGICAS"
    "resumo" => "As teorias psicológicas têm contribuído para a educação na medida em que seus diferentes enfoques corroboram para melhor compreender como ocorrem os processos que intervém em uma circunstância educativa qualquer. Este ensaio tem por objetivo fazer reflexão sobre as práticas de ensino/ aprendizagem no ensino superior em turismo no Brasil, para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico explicando como tem ocorrido tal processo no país, tendo como aporte as teorias psicológicas que influenciaram e influenciam esse processo. Ao final, conclui-se que os processos de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos às vezes têm ocorrido na perspectiva do saber fazer, com uma supervalorização do como fazer se aproximando do condutismo e, em outros momentos, tem-se constatado a questão do saber pensar, de formar um indivíduo crítico, reflexivo se aproximando da teoria cognitiva de Bruner."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR EM TURISMO, TEORIAS PSICOLÓGICAS, BRASIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID8051_25072016092554.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA DE HOLANDA MELO PERES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA PERE"
    "autor_email" => "rita_peres@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As teorias psicológicas têm contribuído para a educação na medida em que seus diferentes enfoques corroboram para melhor compreender como ocorrem os processos que intervém em uma circunstância educativa qualquer. Este ensaio tem por objetivo fazer reflexão sobre as práticas de ensino/ aprendizagem no ensino superior em turismo no Brasil, para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico explicando como tem ocorrido tal processo no país, tendo como aporte as teorias psicológicas que influenciaram e influenciam esse processo. Ao final, conclui-se que os processos de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos às vezes têm ocorrido na perspectiva do saber fazer, com uma supervalorização do como fazer se aproximando do condutismo e, em outros momentos, tem-se constatado a questão do saber pensar, de formar um indivíduo crítico, reflexivo se aproximando da teoria cognitiva de Bruner.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.