A educação se constitui como um importante elemento na nossa sociedade e, portanto, representa um amplo campo para a realização de pesquisas acadêmicas. Um dos aspectos mais discutidos na academia sobre o processo educativo gira em torno das ferramentas didático-pedagógicas utilizadas, considerando que o ato de ensinar consiste na busca de técnicas e recursos adequados ao público ao qual se direciona. Neste sentido, o uso do seminário revela-se como uma prática bastante utilizada no cotidiano da sala de aula. Este aspecto despertou a atenção para realização de um estudo mais detalhado desse fenômeno. Através da aplicação de questionários com professores, e coordenador de curso de graduação foi possível verificar que o seminário é utilizado como forma de possibilitar e proporcionar o desenvolvimento global do aluno. Além disso, percebeu-se, também, que o seminário é fortemente utilizado como ferramenta de avaliação dos alunos. Outro aspecto importante, revelado através desse estudo é que o seminário é comumente segmentado em três fases: pré-apresentação, apresentação e pós-apresentação, e em cada fase há atividades a serem desenvolvidas por alunos e professores.