GENÉTICA NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE VALORES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21144 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 924 "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE VALORES" "resumo" => "A Genética tem uma grande importância para biologia, entretanto os professores do Ensino Médio têm encontrado uma grande dificuldade no processo de ensino, pois se trata de conteúdos abstratos e de difícil associação cotidiana. Cada aluno tem uma forma individual de aprendizagem e cabe ao professor buscar alternativas distintas que atendam as individualidades de cada um, fazendo com que desenvolvam suas competências e habilidades cognitivas. Dessa forma é importante que se busque introduzir novas metodologias, como uso de jogos didáticos para assim facilitar a aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar a influência do lúdico no ensino de Genética em duas escolas públicas da Rede Estadual do Município de Patos, Paraíba. A amostra utilizada foi de 45 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio que responderam um mesmo questionário antes e depois de cada jogo utilizado para o conteúdo visto em sala, para análise comparativa dos dados. Foram aplicados três jogos sendo eles: O Bingo das Ervilhas (1ª lei de Mendel), Construindo Heredogramas e Desvendando a Genética. Os resultados atentam para um aumento de respostas corretas nos questionários pós-jogo em todos os casos, tendo como pioneiro o jogo de Heredogramas com pouco mais de 14% a mais de acertos, em seguida Desvendando a Genética com um percentual de 13,9% e por último o bingo com 5,5%. O uso de metodologias alternativas, como os jogos didáticos, são formas eficazes para auxiliar a aprendizagem quando os conteúdos são abstratos e exigem que alunos e professores possuam capacidade de abstração e imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "GENÉTICA, ENSINO, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID924_09082016141959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA MARIA ALEXANDRE SOARES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOARES" "autor_email" => "jessicamaryitapetim@hotma" "autor_ies" => "UFCG-CSTR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21144 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 743 "inscrito_id" => 924 "titulo" => "GENÉTICA NA ESCOLA: O LÚDICO NA FORMAÇÃO DE VALORES" "resumo" => "A Genética tem uma grande importância para biologia, entretanto os professores do Ensino Médio têm encontrado uma grande dificuldade no processo de ensino, pois se trata de conteúdos abstratos e de difícil associação cotidiana. Cada aluno tem uma forma individual de aprendizagem e cabe ao professor buscar alternativas distintas que atendam as individualidades de cada um, fazendo com que desenvolvam suas competências e habilidades cognitivas. Dessa forma é importante que se busque introduzir novas metodologias, como uso de jogos didáticos para assim facilitar a aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar a influência do lúdico no ensino de Genética em duas escolas públicas da Rede Estadual do Município de Patos, Paraíba. A amostra utilizada foi de 45 alunos matriculados no terceiro ano do Ensino Médio que responderam um mesmo questionário antes e depois de cada jogo utilizado para o conteúdo visto em sala, para análise comparativa dos dados. Foram aplicados três jogos sendo eles: O Bingo das Ervilhas (1ª lei de Mendel), Construindo Heredogramas e Desvendando a Genética. Os resultados atentam para um aumento de respostas corretas nos questionários pós-jogo em todos os casos, tendo como pioneiro o jogo de Heredogramas com pouco mais de 14% a mais de acertos, em seguida Desvendando a Genética com um percentual de 13,9% e por último o bingo com 5,5%. O uso de metodologias alternativas, como os jogos didáticos, são formas eficazes para auxiliar a aprendizagem quando os conteúdos são abstratos e exigem que alunos e professores possuam capacidade de abstração e imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "GENÉTICA, ENSINO, LÚDICO, JOGOS DIDÁTICOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID924_09082016141959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA MARIA ALEXANDRE SOARES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA SOARES" "autor_email" => "jessicamaryitapetim@hotma" "autor_ies" => "UFCG-CSTR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }